Uma passeata foi realizada pelos acadêmicos de Enfermagem, Psicologia e profissionais da área, junto aos Conselhos Regionais de Psicologia e Enfermagem, nesta sexta-feira (18), com o objetivo de conscientizar sobre a Luta Antimanicomial.
Durante toda a semana o assunto foi discutido pelas universidades, em uma série de eventos. A passeata, até a Praça Doutor Carlos Versiani, finalizou a programação.
Acompanhados pela Fanfarra da Escola Estadual Dulce Sarmento, o objetivo era chamar a atenção da sociedade para os direitos dos pacientes portadores de doenças mentais.
Saiba Mais
O Movimento de Luta Antimanicomial consiste em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao alegar que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social.
Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos que eram favoráveis às políticas antimanicomiais. E então, surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico nacional. Pela importância da cerimônia, 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial.