O Cruzeiro anunciará nesta segunda-feira uma novidade para seus torcedores em relação aos jogos da equipe em Belo Horizonte na fase de grupos da Copa Libertadores. Por meio das redes sociais, o clube celeste fez um comunicado neste domingo em tom misterioso, que logo despertou a curiosidade dos torcedores (Veja no fim da matéria as publicações em Instagram, Twitter e Facebook).
Nas interações com o perfil da Raposa, alguns cruzeirenses apostaram na comercialização do pacote de ingressos, conforme informado pelo Superesportes no último dia 5, enquanto outros se mostraram esperançosos na retirada das cadeiras do setor amarelo do Mineirão – o que, por ora, ainda é considerado fora de mão pela Minas Arena (operadora do estádio) e pelo próprio Cruzeiro.
A tendência é que seja criado o pacote de ingressos para os três duelos como mandante no Grupo 5 da Libertadores. A primeira partida no Mineirão será em 4 de abril (quarta-feira), às 21h45, contra uma equipe oriunda das fases preliminares (Vasco ou Jorge Wilstermann-BOL). No dia 26 (quinta-feira), às 19h15, o duelo é com a Universidad de Chile. Já em 22 de maio (terça-feira), às 21h30, a Raposa pegará o Racing.
O perfil do programa Sócio do Futebol no Twitter também sempre faz campanhas junto aos seguidores em prol do crescimento do número de associados. Além de responder a alguns questionamentos, a ala do marketing do Cruzeiro que controla a rede social retuita mensagens de novos clientes.
Segundo o “Torcedômetro” do site “Movimento por um futebol melhor”, o Cruzeiro tem atualmente 71.479 associados e ocupa a oitava posição no ranking dos clubes brasileiros. Somente em janeiro foram contabilizados mais de 7 mil novos sócios. A ideia da diretoria estrelada é ultrapassar o número de 100 mil ainda em 2018. Para isso, será fundamental manter ações especiais voltadas aos torcedores e, claro, conquistar bons resultados dentro de campo.
Política de preços
Por ser jogo de Copa Libertadores, competição mais importante que o Cruzeiro disputará em 2018, os ingressos sofrerão reajustes. Na última participação da equipe na competição continental, há três anos, os sócios pagaram entre R$ 35 e R$ 130 para acompanhar a estreia em casa, contra o Huracán. No dia 3 de março de 2015, o Mineirão recebeu 25.867 pagantes, que assitiram ao empate por 0 a 0 entre a Raposa e o clube argentino. A renda bruta chegou a R$ 987.767,00.
No confronto contra o River Plate, pelo jogo de volta das quartas de final, os associados tiveram as mesmas condições. Já os tíquetes comercializados nas bilheterias físicas variaram de R$ 50 a R$ 170. Os 54.898 pagantes proporcionaram arrecadação de R$ 3.646.216,00. Em campo, o Cruzeiro frustrou a multidão e foi derrotado por 3 a 0.
É provável que a venda dos pacotes para os jogos contra Vasco ou Jorge Wilstermann-BOL, Universidad de Chile e Racing-ARG seja feita de maneira escalonada, para que o sistema do Sócio do Futebol não sofra tantos congestionamentos e todos os torcedores tenham a oportunidade de adquirir os ingressos.
Em 2018, a torcida do Cruzeiro tem comparecido em grande número ao Mineirão. Nas vitórias sobre Tupi (2 a 0), Uberlândia (4 a 0) e América (1 a 0), os respectivos públicos foram de 42.484, 25.242 e 50.794 presentes. É preciso ressaltar que a diretoria vem realizando promoções para os jogos no Estadual, com os sócios podendo trocar pontos no programa de fidelidade por ingressos. Além disso, os cruzeirenses curtiram apresentações musicais na esplanada do estádio antes das partidas.