Energias renováveis acenam com oportunidades para os pequenos negócios

Empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) interessados na geração de energia solar fotovoltáica para consumo próprio ganharam uma consultoria especializada. O serviço inclui orientação para o planejamento de usinas e tem custo subsidiado pelo programa de consultoria tecnológica do Sebrae (Sebraetec), em parceria com a Codemig, que cobre em até 70% o valor do projeto.

A consultoria estuda a Viabilidade Técnica e Econômica Solar (EVTE), que reúne informações sobre eficiência energética, adaptação de infraestrutura para geração de energia solar, avaliação do potencial para geração de energia solar térmica, usinas fotovoltaicas individuais e coletivas e indicações de integradores de usinas.

“A implantação de micro e mini-usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, possibilita o aumento da eficiência energética dos pequenos negócios, diminuindo custos de uma forma sustentável”, destaca o analista do Sebrae Minas João Paulo Palmieri.

Além de oferecer consultoria tecnológica, o Sebrae Minas articulou, junto ao BDMG e a instituições da cadeia produtiva, a criação de uma linha de crédito com taxas reduzidas para as MPE interessadas em investir em energia fotovoltaica.

A linha especial, chamada BDMG Solar Fotovoltáico, está em período de implantação pelo BDMG, em modelo de projeto-piloto com clientes selecionados pelo banco.

Potencial

A energia solar fotovoltáica representa, hoje, apenas 0,02% da oferta energética do país, enquanto a energia hidráulica, gerada pelas hidrelétricas, responde por 65% do consumo. A previsão é de que, em 2024, a utilização desse serviço salte para 3,3%, o que significaria um aumento 200 vezes superior ao patamar atual.

Em um ano, o número de conexões de micro e minigeração de energia tiveram um rápido crescimento. São aproximadamente 17.334 conexões registradas no país em 2017, contra as 5.040 ligações registradas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2016, um crescimento de 244% em um ano.