Mineiros agora podem fazer Boletim de Ocorrência por aplicativo

O aplicativo de serviços MGapp, ganhou mais uma funcionalidade: é a Delegacia Virtual, onde agora, é possível fazer o registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico para os casos de acidente de trânsito sem vítima.

O documento pode ser solicitado sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade policial. Para registrar o boletim, o usuário deve acessar o aplicativo e clicar no menu Delegacia Virtual. Após aceitar os termos de compromisso, basta preencher o formulário com os dados solicitados.

As informações são verificadas no Sistema de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), utilizado em conjunto pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Se os dados estiverem corretos, o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por e-mail.

“Qualquer pessoa pode registrar o boletim via MGapp desde que o acidente tenha ocorrido em Minas Gerais”, informa o delegado e coordenador de sistemas da Polícia Civil de Minas Gerais, Breno Azevedo de Carvalho.

O serviço já está disponível para usuários do sistema Android. A versão para iOS deverá ser disponibilizada em maio.

Para o delegado-geral e superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, Helbert Alexandre do Carmo, o novo serviço será benéfico tanto para a sociedade quanto para os agentes. Segundo ele, a maior parte das reclamações nas unidades policiais é quanto ao período de espera para fazer o registro.

“Com essa autonomia, a população poupa tempo de deslocamento até a unidade e economiza dinheiro, já que não gastará com transporte. Na outra ponta, os policiais poderão se empenhar em demandas mais complexas”, relata Helbert Carmo.

Outros serviços

A expectativa é de que os demais serviços da Delegacia Virtual, como desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e desconhecido; perda de documentos e objetos; e registro de danos simples também sejam disponibilizados no MGapp.
Segundo o superintendente central de Governança Eletrônica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, a parceria entre a secretaria e a Polícia Civil resulta em mais praticidade para a população. “Estamos trabalhando em conjunto para oferecer soluções eficazes para os mineiros. A tendência é que eles consigam ter acesso aos mais variados serviços do Governo”, diz.

Comodidade

Lançado em 2016, o MGapp já foi baixado mais 380 mil vezes e está sempre recebendo inclusão de serviços para facilitar o dia a dia dos mineiros. Atualmente, são 53 serviços públicos divididos em 13 áreas.

Por meio do aparelho celular é possível agendar horário para atendimento nas UAI’s para serviços como emissão de carteira de trabalho e identidade, requerimento de seguro desemprego, dentre outros.
O MGapp é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.