Integrantes do movimento Frente Nacional de Luta de Campo e Cidade (FNL) e da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas, fizeram um protesto, na tarde desta sexta-feira (16), pelas ruas de Montes Claros. Homens, mulheres e crianças, se concentraram na Praça Doutor Carlos Versiani, no Centro da cidade e foram até o Parque de Exposições João Alencar Athayde, no Alto São João. O trânsito na Avenida Geraldo Athayde chegou a ser interrompido durante alguns minutos.
Os manifestantes gritavam palavras de ordem e manifestaram a favor da desapropriação da Fazenda Norte-América, em Capitão Enéas e pela prisão do dono da propriedade, Leonardo Andrade.
A Sociedade Rural e o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros se posicionaram afirmando que “defendem que a busca de direitos deve sempre ocorrer por meio da estrita obediência à Lei. E, diante dos fatos ocorridos recentemente, relançaram o Movimento Paz no Campo, que pede harmonia, não a violência e, sim, o respeito ao direito de propriedade”.
Procurados pelo Portal de Notícias Webterra, o FNL não quis se posicionar sobre o assunto. A Polícia Militar acompanhou a ação dos protestantes.