Expedição Gastronômica em Januária e região do Peruaçu

A iniciativa tem objetivo de divulgar a cultura alimentar local, a história, os ingredientes e as pessoas que constroem a identidade da gastronomia regional. Além da imersão gastronômica, a programação inclui vivências na Praia do Rio do São Francisco e visita ao Parque
Fotos: Página Falo Bem de Januária

Conhecendo histórias, ingredientes e pessoas que constroem a identidade da gastronomia de Januária e toda região influenciada pelo Parque Nacional Caverna do Peruaçu, reconhecido, neste ano, como patrimônio natural e mundial da humanidade, pela Unesco, 06 chefs de cozinha, mineiros e de outras regiões do Brasil, estão desde domingo (31/08) até quinta-feira (04/09), participando de expedição Promovida pelo Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), os mineiros Maria Clara Magalhães, do Restaurante Matula, e Flavio Trombino, do Restaurante Xapuri; João Diamante, do Restaurante Dois de Fevereiro, do Rio de Janeiro, além de Fabi Rodrigues, Lara Calazans e Lucas Amadeu.

Foto: Sebrae/MG

A iniciativa tem objetivo de divulgar a cultura alimentar local, a história, os ingredientes e as pessoas que constroem a identidade da gastronomia regional. Além da imersão gastronômica, a programação inclui vivências na Praia do Rio do São Francisco e visita ao Parque. “Esta ação faz parte dos nossos esforços para estruturar e promover o turismo na região, impulsionando os pequenos negócios e o desenvolvimento econômico local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Os chefs convidados estão visitando pequenos produtores de cachaça, polpas, doces e geleias feitos com frutos típicos da região, como umbu, coquinho azedo e maracujá do mato, além de empreendedores familiares de cozinhas tradicionais e comunidades que expressam o sabor singular da região, integrando esforços para consolidar o estado mineiro como referência em turismo cultural e potencializar a cozinha mineira.

“Esta ação permite troca de experiências, mas sobretudo apresenta os sabores e saberes locais que vão influenciar e inspirar chefs que representam a cozinha contemporânea. Uma iniciativa que movimenta a economia da criatividade e contribui para o desenvolvimento econômico regional, sempre em sintonia com o patrimônio natural e cultural”, afirma o secretário de Estado, Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira

A expedição integra os programas Prepara Gastronomia, que impulsiona pequenos negócios do setor de alimentação por meio de capacitações e conexões com os territórios, e Check-in Turismo, que valoriza destinos turísticos mineiros com foco na autenticidade, na identidade cultural e em experiências transformadoras.

A região do Vale do Peruaçu, onde está localizado o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, é um território de grande diversidade natural e cultural. Sua gastronomia é marcada por preparos ancestrais, saberes tradicionais e ingredientes únicos do cerrado e das margens do São Francisco — como pequi, buriti, mel de abelhas nativas, cachaça, quitandas, derivados da mandioca, além de pescados e pratos típicos preparados por famílias barranqueiras.

É nesse contexto que o Sebrae Minas atua desde 2007, promovendo ações de fortalecimento do turismo, da gastronomia, do artesanato e do empreendedorismo regional.

O resultado desse trabalho, realizado em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secult, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prefeituras, empresários e instituições locais, já pode ser visto com o aumento do fluxo de turistas na região, que passou de 500 visitantes em 2014 para quase 15 mil até o fim de 2024, de acordo com dados do ICMBio, gestor da unidade de conservação.

Fonte: Sebrae/MG