Prova eletrônica de legislação da CNH passa a ser aplicada na UAI de Porteirinha

Segundo a coordenação da unidade, a capacidade inicial será de 25 provas por dia, totalizando 500 atendimentos mensais. Além da prova de legislação, a UAI também aplicará exames de reciclagem e provas especializadas, voltadas a diferentes categorias do processo de habilitação

Moradores de Porteirinha e cidades vizinhas não precisam mais se deslocar até Janaúba para realizar a prova de legislação do processo de habilitação. A partir desta segunda-feira (25), o exame passa a ser aplicado de forma eletrônica na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Porteirinha.

A novidade traz mais praticidade para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes faziam a avaliação de maneira escrita em outro município. Com a mudança, cerca de 159 mil pessoas de oito cidades da região serão beneficiadas. Nesta primeira etapa, o serviço já atende os moradores de Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Catuti. Em seguida, também estarão contemplados os cidadãos de Janaúba, Verdelândia e Nova Porteirinha.

Segundo a coordenação da unidade, a capacidade inicial será de 25 provas por dia, totalizando 500 atendimentos mensais. Além da prova de legislação, a UAI também aplicará exames de reciclagem e provas especializadas, voltadas a diferentes categorias do processo de habilitação.


A unidade de Porteirinha já oferece outros serviços, como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atestado de antecedentes criminais, carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além de serviços da Junta Militar e do Sine.

O atendimento é feito por agendamento, que pode ser realizado gratuitamente pelo Portal MG (www.mg.gov.br), pelo aplicativo MG App Cidadão ou nos totens de autoatendimento disponíveis na própria unidade.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.