Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-volante Kléberson é o novo técnico do North

O ex-volante assume o Rei do Norte na participação inédita do Módulo I do Mineiro

Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-volante Kléberson foi oficializado como técnico do North Esporte Clube para a disputa na elite do Campeonato Mineiro em 2026. Na presença de cerca de 25 mil pessoas durante o show da dupla Jorge & Mateus, nesse domingo (24), o público recebeu o novo treinador do time.

Kleberson Pereira é um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Campeão da Copa do Mundo de 2002, quando a Seleção Brasileira conquistou o histórico pentacampeonato, o ex-meio-campista construiu uma carreira marcada por títulos, dedicação e superação.

Na primeira visita a Montes Claros, Kleberson agradeceu a recepção calorosa e destacou o desafio que tem pela frente. “Estou muito feliz em fazer parte desse projeto. Vejo no North um clube com grande potencial de crescimento e quero contribuir com minha experiência para levar o time a novas vitórias. É uma honra estar em Montes Claros e sentir o carinho dessa torcida apaixonada”, declarou o novo treinador.


Presidente do North, Victor Oliveira falou sobre a nova contratação. “Com muita alegria recebemos o treinador de futebol Kleberson Pereira, que veio para liderar o North em novas conquistas”.

Histórico do treinador

Revelado pelo Athletico Paranaense, Kléberson conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2001 e ganhou notoriedade nacional ao ser convocado pela primeira vez em janeiro de 2002.

A estreia aconteceu no amistoso contra a Bolívia, no Serra Dourada, quando vestiu a camisa 10, foi titular e marcou um dos gols da goleada por 6 a 0.

As boas atuações chamaram a atenção de Luiz Felipe Scolari, que garantiu sua convocação para a Copa do Mundo de 2002. Mesmo chegando como aposta, Kléberson foi decisivo.

Entrou em campo contra a Costa Rica, brilhou diante da Bélgica nas oitavas, dando passe para o gol de Ronaldo, e conquistou a titularidade até a final.

Contra a Alemanha, foi um dos grandes nomes, participando diretamente da vitória por 2 a 0 que garantiu o pentacampeonato mundial.Carreira internacional e clubes

Além do Mundial de 2002, Kléberson esteve também no grupo da Seleção na Copa América de 2004, nas Copas das Confederações de 2003 e 2009, e na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul, quando defendia o Flamengo.

Após o penta, Kléberson seguiu valorizado no mercado internacional retornou ao Athletico Paranaense, mas já despertava o interesse do futebol europeu.

Em 2003, transferiu-se para o Manchester United, em negociação avaliada em 8,6 milhões de euros numa das etapas mais marcantes da carreira.

‘Ofuscou’ CR7

Um detalhe curioso desse período é que, no mesmo dia em que foi apresentado, também chegava a Old Trafford um jovem português ainda pouco conhecido: Cristiano Ronaldo.

Naquele momento, o brasileiro carregava o status de campeão mundial, enquanto o atacante lusitano ainda era uma promessa. Poucos imaginavam que ele se tornaria um dos maiores jogadores da história.
No entanto, a passagem pelo futebol inglês foi marcada por lesões, o que atrapalhou o desempenho. Depois, atuou no Besiktas, da Turquia, clube que o contratou por 2,6 milhões de euros, mas deixou em meio a divergências.

De volta ao Brasil, vestiu a camisa do Flamengo entre 2008 e 2012, conquistando títulos importantes, e também defendeu o Bahia em 2012. Nos anos finais da carreira, atuou no Philadelphia Union (EUA), no Indy Eleven e no Fort Lauderdale Strikers, encerrando a trajetória como atleta profissional em 2016.

Início como treinador


Após a aposentadoria, Kléberson iniciou carreira fora das quatro linhas. Trabalhou no Philadelphia Union, dos Estados Unidos, entre 2017 e 2022, em diferentes categorias de base e no time reserva.

Em seguida, foi auxiliar técnico do New York City FC (2022 e 2023). Em 2024, assumiu a função de coordenador técnico do América Mineiro, ficando até o fim do mesmo ano.

Além de atuar como treinador, o ex-jogador foi ontratado do time de comentaristas dos canais Globo. Ele faz parte das transmissões do Sportv e do Premiere desde 24 de maio deste ano. Em 2022, o ex-volante esteve presente na cobertura do Sportv na Copa do Mundo.

Coletiva de imprensa

Nesta segunda-feira (25), a equipe realizará uma coletiva de imprensa, às 10h, na Praça Doutor Carlos, para a apresentação oficial do novo técnico, a divulgação de novidades sobre o time e anúncios sobre ações e investimentos da Prefeitura de Montes Claros em apoio ao clube.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.