A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para o processo seletivo próprio, que vai selecionar estudantes para o ano letivo de 2026. Ao todo, serão disponibilizadas 1.650 vagas distribuídas entre 88 cursos de graduação, organizados em dois grupos — um com ingresso no primeiro semestre e outro no segundo.
No Grupo 1, serão preenchidas 829 vagas em 44 cursos, com início das aulas no primeiro semestre de 2026. Já o Grupo 2 reúne 821 vagas, também em 44 cursos, para entrada no segundo semestre.
Conforme o edital, 80% das oportunidades oferecidas pela universidade serão destinadas ao vestibular próprio, enquanto os outros 20% serão ocupados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC. A instituição também retomou em 2024 o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).
As inscrições para o sistema universal podem ser feitas exclusivamente pela internet (clique aqui para acessar) até 26 de setembro. Já os candidatos que concorrerem pelo sistema de reserva de vagas têm prazo até 22 de agosto. Em ambos os casos, a taxa de participação é de R$ 15.
Aplicação das provas
O exame será realizado no dia 30 de novembro, em dois turnos: das 8h às 12h e das 15h às 19h. Haverá aplicação em Montes Claros, Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas e São Francisco. Para os cursos de Direito, Enfermagem, Medicina e Odontologia, as provas serão aplicadas exclusivamente em Montes Claros.
A avaliação será composta por questões objetivas e redação. A parte comum a todos os candidatos inclui Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia. Já as disciplinas específicas variam conforme a área do curso escolhido:
-
Ciências Humanas: História e Geografia;
-
Ciências Sociais Aplicadas e Tecnólogos em Gestão Pública ou Gestão de Agronegócio: História e Matemática;
-
Área da Saúde, Agronomia e Zootecnia: Química e Biologia;
-
Ciências Exatas: Matemática e Física.