Toda obra tem o potencial de ser uma experiência transformadora — ou um pesadelo. O segredo para evitar dor de cabeça está em planejar com atenção, contar com bons profissionais e se cercar de decisões estratégicas. Abaixo, listei os 5 itens essenciais para garantir que sua obra flua com mais tranquilidade e menos imprevistos:
1. Projeto Executivo Completo
Nada de começar a obra com apenas uma planta baixa ou ideias soltas. Um projeto executivo detalhado evita dúvidas na execução, retrabalhos e gastos desnecessários. Ele deve incluir plantas de elétrica, hidráulica, cortes, elevações e especificações de materiais. A cada execução na obra todos estes projetos compatibilizados por um arquiteto são necessários. A cada ideia que surge no andar da obra e precisar adaptar há um grande desperdício de tempo e dinheiro.
2. Orçamento Detalhado e Cronograma
Tenha um orçamento discriminado por etapas e materiais, além de um cronograma físico-financeiro. Isso ajuda a controlar custos e evita surpresas desagradáveis no meio da construção. Por isso os projetos devem ser contratado antes do início da obra.
3. Mão de Obra Qualificada e Contratada Legalmente
Escolher uma equipe técnica competente, com engenheiro e/ou arquiteto responsável, é fundamental. E lembre-se de formalizar tudo por contrato, prevendo prazos, pagamentos e responsabilidades, vejo muitos clientes contratando sem contrato e depois tem dificuldade de receber o serviço ou material no prazo combinado.
4. Acompanhamento Técnico Frequente
Um dos maiores erros é abandonar a obra à sorte dos pedreiros. O acompanhamento regular por um arquiteto ou engenheiro garante que o projeto seja seguido fielmente e que ajustes necessários sejam feitos com critério. Não é mais um custo para sua obra mas sim um investimento.
5. Materiais de Qualidade e Bem Armazenados
Optar por materiais de qualidade, mesmo que custem um pouco mais, é economia a longo prazo. Além disso, o armazenamento correto no canteiro evita perdas por umidade, quebras ou furtos.
Dica extra: Invista tempo na fase de projeto. Quanto mais bem resolvida essa etapa, menor o risco de dores de cabeça na execução.
Se você quer transformar sua obra em uma experiência tranquila e satisfatória, comece com planejamento e siga com acompanhamento técnico. E, claro, conte sempre com um arquiteto!