Perseguição termina com prisão de foragido, líder do tráfico, e apreensão de arma, drogas e veículo em Montes Claros

Suspeito é apontado como líder do tráfico no bairro Chiquinho Guimarães; ele dirigia com crianças no carro e tentou fugir da polícia armado e com drogas
Foto: Polícia Militar / Divulgação

Um homem de 30 anos foi preso, suspeito de ser um dos principais líderes do tráfico de drogas no bairro Chiquinho Guimarães, em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, ele foi capturado após uma intensa perseguição que colocou em risco a vida de pedestres, ocupantes do veículo e até crianças, que estavam no carro durante a fuga.

De acordo com a corporação, o suspeito, que possui diversas passagens por tráfico de drogas, furto e homicídio, era alvo de um mandado de prisão em aberto. Informações repassadas ao setor de Missões Especiais da 11ª Companhia indicavam que ele estaria se deslocando armado e transportando entorpecentes do bairro São Geraldo II para o Chiquinho Guimarães, em um veículo HB20 Sedan com restrição judicial de transferência.

A denúncia apontava ainda que o homem utilizava sua companheira para entregar drogas e recolher dinheiro proveniente da venda ilícita em pontos do tráfico.


Com base nessas informações, os militares iniciaram um rastreamento e localizaram o veículo denunciado transitando pela Avenida Francisco Gaetani. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor iniciou fuga em alta velocidade, trafegando de forma perigosa até a Avenida Benedita Ribeiro Xavier, onde ignorou diversas sinalizações e colocou em risco a vida de terceiros.

Durante a perseguição, policiais visualizaram crianças com os braços para fora do carro, o que aumentou a gravidade da situação. Já nas proximidades da UPA do bairro Chiquinho Guimarães, a passageira arremessou uma sacola pela janela. No cruzamento com a Avenida Coração de Jesus, o condutor colocou uma das mãos para fora do veículo, sendo identificado como o foragido.

Diante da continuidade da fuga, os policiais realizaram disparos controlados nos pneus traseiro e dianteiro esquerdo, imobilizando o veículo em frente à unidade de pronto atendimento.

Na abordagem, o autor foi algemado, e a passageira foi revistada por uma policial feminina, que encontrou três pinos de substância análoga à cocaína em sua bolsa. Um revólver calibre .32, com cinco cartuchos intactos, foi localizado sob o banco do motorista.

Um popular indicou o local onde a sacola havia sido arremessada. No interior, foram encontrados 81 pinos de cocaína e diversos pinos vazios. As crianças, filhas do casal, desceram assustadas e foram entregues aos cuidados de uma familiar.

Além disso, foi constatado que o condutor não possuía CNH e que o veículo era utilizado para o tráfico de drogas, sendo removido ao pátio de veículos da cidade.

Na delegacia, a companheira do suspeito confessou ter arremessado a sacola e revelou que havia mais entorpecentes escondidos na residência onde o casal estava hospedado, no bairro São Geraldo II. No local, as equipes encontraram uma barra de maconha escondida dentro de um guarda-roupa externo.

O suspeito também é investigado por envolvimento na morte da própria avó e tia, supostamente motivada por disputas internas do tráfico no bairro Chiquinho Guimarães. Ele é irmão de um criminoso que confrontou o Grupo Especializado em Radiopatrulhamento (GER) semanas atrás e acabou morto na troca de tiros.

O casal foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, desobediência e direção perigosa, sendo conduzido à Delegacia de Plantão.