Minas Gerais alcançou um marco expressivo na educação pública: a rede estadual conquistou o 1º lugar no ranking nacional de redação do Enem 2024, entre todas as redes públicas estaduais. Com média de 621,5 pontos, o estado saltou da 4ª para a 1ª posição em apenas um ano, com um avanço de mais de 25 pontos em relação à nota anterior. A diferença para o segundo colocado, Espírito Santo, foi de 17,3 pontos.
Mais do que uma conquista numérica, o resultado é reflexo de uma virada de chave no modo como o estado tem tratado a educação pública: como prioridade real e estratégica. A liderança no Enem simboliza o esforço coletivo de milhares de alunos, professores, coordenadores e gestores que, mesmo diante dos desafios, apostam na escola como espaço de transformação.
Quando a escola pública se torna protagonista
A mudança de cenário não aconteceu por acaso. Minas investiu em ferramentas pedagógicas modernas, com destaque para a Plataforma Enem MG, que oferece livros digitais, videoaulas, trilhas de estudo, simulados e correção de redações com inteligência artificial. Cerca de 600 mil redações foram corrigidas por meio da plataforma, que alcançou mais de 85% dos estudantes cadastrados.
Além disso, ao longo do ano, a rede estadual organizou provas de redação específicas, simulados completos e aulões presenciais, alcançando um público de mais de 150 mil estudantes. A abrangência também foi um diferencial: ações voltadas à preparação para o Enem contemplaram desde o ensino médio regular até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo acesso igualitário às oportunidades.
Educação como projeto de futuro
O desempenho em redação no Enem representa mais do que uma nota: é a abertura de caminhos para o ensino superior, para bolsas de estudo e para o rompimento de ciclos de exclusão. Para muitos estudantes, trata-se da principal porta de entrada para universidades públicas e, consequentemente, para a realização de sonhos pessoais e familiares.
Paralelamente a essa conquista, Minas Gerais também apresentou o maior salto do país em alfabetização, subindo da 7ª para a 3ª colocação nacional entre alunos do 2º ano do ensino fundamental — e eliminando o índice de nível insuficiente, antes previsto para ser superado apenas em 2026.
Um exemplo de que a educação pública pode ser referência
O que Minas Gerais mostra ao país é que políticas públicas bem desenhadas, quando alinhadas à valorização da escola e à inclusão dos estudantes, têm o poder de mudar realidades. A liderança no Enem 2024 é resultado de visão estratégica, comprometimento coletivo e, sobretudo, da crença de que todo aluno tem potencial para ir além, desde que tenha suporte, oportunidade e reconhecimento.
Em vez de ser exceção, essa conquista pode e deve inspirar outros estados a olharem para a educação como uma prioridade de verdade — não apenas em discurso, mas em ações concretas, duradouras e centradas no que realmente importa: o desenvolvimento humano.