Proprietários agora podem escolher cidade de emplacamento em Minas Gerais

A nova regra, que já está em vigor, dá mais liberdade aos motoristas e deve facilitar a vida de quem compra ou transfere veículos dentro do território mineiro.
Imagem: Internet
A partir de agora, os proprietários de veículos em Minas Gerais poderão escolher em qual cidade do estado desejam fazer o emplacamento. A nova regra, que já está em vigor, dá mais liberdade aos motoristas e deve facilitar a vida de quem compra ou transfere veículos dentro do território mineiro.
Antes da mudança, o emplacamento era obrigatoriamente feito na cidade de residência do proprietário. Com a flexibilização, será possível, por exemplo, emplacar o carro em cidades vizinhas ou onde o serviço for mais ágil e barato, desde que também estejam em Minas Gerais.
A medida foi implementada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e segue o princípio de livre concorrência entre os prestadores de serviço — como estampadores de placas e despachantes — podendo gerar economia para o consumidor final.
Como funciona?
• O veículo continua vinculado ao município de residência do proprietário para fins fiscais e administrativos.
• A mudança vale apenas para o local onde será realizada a confecção e fixação das placas.
• O novo sistema vale para primeiro emplacamento e transferência de propriedade.
Segundo o Detran-MG, o objetivo é desburocratizar o processo, reduzir custos e ampliar a competitividade entre os prestadores de serviço, o que tende a melhorar a qualidade e agilidade do atendimento.