A lei mais poderosa do universo

“Todas as pessoas nascem sem conhecimento algum. A mente é, inicialmente, como uma "folha em branco", e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência”. (Jonh Locke - filósofo inglês)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É notório que o ser humano naturalmente tem tendência, por vezes, a se utilizar da tão falada lei do menor esforço.

Segundo o dicionário informal inserto na internet:

“Criada na Bahia, foi espalhada para o mundo em 1500, quando Cabral chegou a Porto Seguro e teve preguiça de escrever ao Rei contando, indo para a Caminha a tarefa. Vulgarmente conhecida pelos nomes de preguiça e comodidade, essa é a lei mais poderosa do universo”.


Isso quer dizer que por vezes se colocar em inércia ou em permanência na atual zona de conforto é algo característico da genética humana.

Seja inteligente, pense!

Pois sair do “status quo” é algo que exige distinto esforço, raciocínio concentrado e que pode, por alguns instantes, nos tirar da base de equilíbrio.

Lado outro, isso pode ser modificado quando desenvolvemos perspectivas de futuro.

Quando transformamos essas nossas crenças originais, ou ainda, que tornaram nossa atitude mórbida em razão de experiências infelizes ou interpretadas de forma equivocada.

Temos que transformar, realmente, as situações que nos desencorajam de continuar no foco das ações.

Saia da sua zona de conforto agora!

Nas palavras do escritor norte-americano, Neale Donald Walsch, “a vida começa no final de sua zona de conforto”.

Não é raro encontrarmos pessoas que se contentam com pouco e que de certo se enxergam felizes assim.

Outras, ainda, expressam claramente que todo e qualquer esforço pode se tornar um caos, um “gigante farpado” diante dos acontecimentos diários.

Nem tudo são rosas…

Também há aquelas que orientam o seu bom dia apenas por coisas que parecem ser positivas aos seus olhos.

Isto é, são deveras bastante impulsivas e imediatistas. Propagam a ideia de que a vida somente é boa quando tudo está a favor delas.

Essas não compreenderam ainda que as provações diárias ou as mais complexas são degraus para uma vida melhor.

O futuro é agora!

Para uma perfectível valorização dos momentos que vivenciamos e colecionamos em todo o presente para o melhoramento pessoal.

“Ansiedade e imediatismo: combinação bombástica, altamente destrutível, que algumas pessoas consideram uma virtude”.

Diante do que relatamos e constatamos também é evidente que o ser humano ainda é uma tábua rasa. Como diria Jonh Locke, filósofo inglês:

“Todas as pessoas nascem sem conhecimento algum. A mente é, inicialmente, como uma “folha em branco”, e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência”.

E precisamos nos reinventar, pois ao que nos parece, cada dia pode ser uma nova vida, uma nova folha a ser escrita no livro da existência.

Então, constatamos que se faz indispensável estar sempre em aprendizado, em construção, em contínuo caminhar na direção do que se aspira.

O futuro é agora!

Quando não estamos aprendendo, indubitavelmente estamos desaprendendo.

Se não estamos em construção, estaremos em destruição; se não nos preenchemos, imergimos em um grande buraco negro.

Em um amplo vazio que pode nos acarretar diversos prejuízos emocionais, pessoais, profissionais.

A busca pelo conhecimento, pela lida, pelo que lhe faz bem e que desperta em nós a coragem de ousar é inegavelmente uma das receitas para a positiva construção de si.

Além disso, também é uma extraordinária contribuição para influenciarmos positivamente os que nos rodeiam.

Ainda assim o escritor e professor Içami Tiba nos apresenta que “nenhum projeto é viável se não começa a construir-se desde já: o futuro será o que começamos a fazer dele no presente”.