Dois autores, de 20 e 28 anos, foram presos ao receberem pelos Correios uma encomenda contendo R$ 1 mil em cédulas adulteradas, em Itacarambi, no Norte de Minas, nessa quarta-feira (2).
A prisão ocorreu durante ação conjunta das Polícias Federal e Militar.
A PF repassou informações para a corporação de Itacarambi, de que um homem estaria aguardando, pelos Correios, uma encomenda com suspeita de moeda falsa.
De acordo com o sargento Leonardo Bezerra da Silva, da Polícia Militar de Itacarambi, as prisões dos suspeitos ajudam a combater o crime de Moeda Falsa que tanto atrapalha a economia, principalmente no caso de cidades interioranas, como Itacarambi.
“A prisão desses autores que cometeram o crime de Moeda Falsa é de fundamental importância para manter a estabilidade econômica e a confiança da população. Ao prender esses criminosos, a PMMG demonstra sua capacidade de agir contra práticas ilícitas e proteger a economia, garantindo assim a segurança e a integridade do sistema monetário”, afirmou.
Rapidamente, a PM montou uma operação para monitorar o suspeito. Os policiais observaram que ele foi à agência dos Correios, onde retirou uma correspondência em seu nome.
Nesse momento, o suposto autor foi abordado pelos militares e confessou que adquiriu 10 notas falsificadas pela internet.
Ao todo, no flagrante foram apreendidos R$ 1 mil em dinheiro adulterado e dois celulares dos suspeitos.
Segundo o sargento Leonardo, o crime de moeda falsa atrapalha principalmente os comerciantes locais.
“A produção e circulação de moeda falsa causam prejuízos significativos ao estado e diretamente à economia local, pois os pequenos produtores e comerciantes da região são os principais alvos desses autores”, acrescentou o sargento.
Durante as diligências, a Polícia Militar localizou um segundo envolvido em uma oficina da cidade.
A dupla foi presa e junto ao material apreendido foram encaminhados à delegacia e entregues à Polícia Federal, para as devidas providências.
“Essa ação serve como um alerta para aqueles que pretendem cometer crimes semelhantes, reforçando a importância do cumprimento das leis e da manutenção da ordem pública”, encerrou o sargento Leonardo.