Um dos nomes mais influentes da fotografia brasileira e mundial, Sebastião Salgado faleceu aos 81 anos. A notícia foi confirmada pelo Instituto Terra, ONG criada por ele. Em sua carreira, Sebastião foi premiado com diversas honrarias: recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco no Brasil, foi membro da Academia de Belas Artes francesa, Embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos.
Salgado enfrentava um problema sanguíneo decorrente de um quadro de malária contraída na Indonésia, e não conseguiu realizar o tratamento adequado. Em 2024, decidiu se afastar das atividades em campo, alegando que seu corpo já sentia “os efeitos de décadas atuando em locais extremos e desafiadores”.
“Sebastião foi muito mais do que um fotógrafo brilhante. Ao lado de sua parceira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, cultivou esperança onde antes havia destruição, e mostrou que recuperar a natureza também é um ato de profundo amor pela humanidade. Seu olhar capturou o mundo em sua complexidade; sua trajetória revelou o potencial da ação que transforma”, declarou o Instituto Terra.
