O Governo de Minas Gerais ampliou a vacinação contra a influenza para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida já está em vigor em todo o estado e tem como objetivo reduzir os casos de doenças respiratórias no outono, período em que a circulação de vírus se intensifica.
A ampliação foi oficializada no sábado (26/4), por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.185/2025, publicada no Jornal Minas Gerais. A decisão atende à orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que reforça a importância da imunização como principal estratégia de prevenção.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a vacinação é essencial para conter o avanço da gripe no período mais crítico. “Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população”, afirmou.
Para garantir o acesso da população às doses, as diretrizes também preveem a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação, inclusive em finais de semana e horários de almoço. Os municípios poderão montar postos volantes (vacimóveis), além de priorizar ações para grupos vulneráveis, como comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.
A Resolução SES/MG nº 10.094/2025 também orienta que as unidades de saúde aproveitem outros atendimentos para conferir e atualizar o cartão de vacinação dos pacientes. A oferta de doses, no entanto, permanece condicionada ao repasse de vacinas pelo Ministério da Saúde.
A população pode se vacinar em Unidades Básicas de Saúde, vacimóveis e pontos estratégicos definidos pelas prefeituras. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Saúde de Minas Gerais: www.saude.mg.gov.br/gripe.