Está aberta a “Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada à coleta de percepções, experiências e necessidades de docentes da área em todo o país. A ação conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está incentivando a participação dos profissionais que atuam na rede pública estadual. A proposta da escuta é subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias pedagógicas que contribuam para o fortalecimento do ensino de Matemática na Educação Básica.
A consulta é direcionada a professores que lecionam nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação profissional e tecnológica de nível médio.
De acordo com informações da SEE/MG, os dados levantados serão analisados e consolidados até o segundo semestre de 2025. As unidades da federação com maior número de participantes receberão relatórios segmentados por etapa de ensino e, quando possível, por rede de ensino (estadual ou municipal).
O formulário pode ser respondido até o dia 13 de abril pelas escolas selecionadas como parte da amostra principal e substituta. A participação é voluntária, anônima e leva entre 20 e 30 minutos. Estão disponíveis também materiais de apoio, guias e webinários para auxiliar os participantes.