Polícias Civil e Militar deflagram operação contra o crime organizado em Januária

A ofensiva tem como pano de fundo a investigação de um homicídio qualificado ocorrido em março e se insere em um contexto mais amplo de enfrentamento ao tráfico de drogas na região
Foto: Polícia Civil / Divulgação

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais movimentou o município de Januária nesta terça-feira (8/4), com o cumprimento de 28 medidas cautelares no âmbito da operação batizada de Dualitas. A ofensiva tem como pano de fundo a investigação de um homicídio qualificado ocorrido em março e se insere em um contexto mais amplo de enfrentamento ao tráfico de drogas na região.

O crime que motivou a investigação foi registrado no dia 20 de março deste ano, em área central da cidade. Conforme apurado pelas autoridades, a vítima teria sido assassinada em decorrência da disputa entre dois grupos criminosos que atuam de forma rival no controle do comércio de entorpecentes. Essa rivalidade, segundo os investigadores, tem provocado uma série de episódios violentos ao longo dos últimos anos.

Durante a operação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Seis pessoas acabaram presas em flagrante por envolvimento com o tráfico, além da apreensão de um adolescente. Os policiais encontraram 237 pedras de crack, 108 buchas de maconha, uma barra e porções adicionais da mesma substância, além de pequenas quantidades de cocaína. Também foram apreendidos dois celulares, duas balanças de precisão e dinheiro em espécie.


A operação recebeu o nome Dualitas, referência em latim à dualidade representada pela rivalidade entre os grupos investigados. O termo também simboliza a união entre as duas corporações no enfrentamento ao crime organizado. No total, 84 policiais participaram da ação, com o apoio de 28 viaturas, drones e unidades com cães farejadores.

As investigações seguem em curso, conduzidas por equipes especializadas da Polícia Civil em Januária, com suporte da inteligência da Polícia Militar. A expectativa é de que novos desdobramentos possam ocorrer nas próximas semanas.