Coluna Sal da Terra: concessão da BR-251

(foto: luiz ribeiro/em/d.a press)

O fato do governo entrar em campo para realizar a concessão da BR-251 com o que consideramos ser os padrões usuais quando se trata de rodovias perigosas e que mata muita gente, não é mais surpreendente a essa altura do filme de terror.

No entanto, isso não nos impede de nos surpreendermos com a diferença entre investimentos e a necessidade de investir muito mais.

Exemplo: conforme a proposta apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto prevê a duplicação de apenas 24,2 quilômetros da BR-251.

BR-251 ficou interditada por cerca de sete horas. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Partindo deste princípio, fiz pesquisas em jornais mineiros para me inteirar de uma audiência que a ANTT realizou na tarde do dia (3/2), em Montes Claros, no Norte de Minas.

Essa foi a primeira das audiências públicas para ouvir sugestões e contribuições sobre o projeto de concessão para a iniciativa privada dos trechos mineiros das rodovias BR-251 (Norte do Estado) e BR-116, (Rio-Bahia no Leste mineiro).

O debate foi concentrado na BR-251, que liga Montes Claros à BR-116, sendo uma das rodovias mais perigosas do estado, com um tráfego intenso de veículos de carga.

Acidente na BR-251 mata uma pessoa e deixa outras 13 feridas. Foto: (MANOEL FREITAS)/ Divulgação

De acordo com a Agência, entre as melhorias previstas no contrato de concessão do trecho da rodovia, no território mineiro, estão:

  • faixas adicionais,
  • 16,87 quilômetros de contornos,
  • 29 paradas de ônibus, 36 passarelas,
  • dois pontos de parada e descanso,
  • modernização da rodovia com sistemas avançados,
  • análise de tráfego,
  • circuito fechado de TV,
  • detecção automática de acidentes.

Diante desse quadro, busquei apoio na Inteligência Artificial (IA) que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e aqui segue texto pesquisado sobre a BR-251, com ajustes necessários diante do contexto e cenário regional.

No meu entendimento, a concessão da BR-251 de Montes Claros à BR-116 – passando por Salinas -, busca, principalmente, resolver questões relacionadas à gestão e operação da estrada.

Dessa forma, visando melhorar a infraestrutura, aumentar a segurança e eficiência do transporte,além de promover o desenvolvimento econômico.

Acidente na BR-251 – Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Os principais objetivos incluem:

1. Melhoria da Infraestrutura

A concessão permite investimentos na manutenção e modernização das vias, que muitas vezes estão deterioradas ou não atendem ao volume de tráfego.

2. Eficiência na Gestão

A administração privada pode trazer soluções mais ágeis e eficazes, com expertise gerencial e técnica, promovendo a eficiência no uso dos recursos.

3. Atração de Investimentos

Com a concessão, há a possibilidade de atrair investimentos privados para a infraestrutura rodoviária, reduzindo a pressão sobre o orçamento público.

4. Aumento da Segurança

Investimentos em melhorias e na manutenção regular das rodovias contribuem para a redução de acidentes e para a segurança dos usuários.

5. Desenvolvimento Econômico

Rodovias em boas condições favorecem o escoamento da produção e o comércio, promovendo o desenvolvimento regional e nacional.

6. Regulação e Monitoramento

A concessão, geralmente, é acompanhada de regulação e fiscalização por parte do governo, garantindo que os padrões de qualidade e serviço sejam mantidos.

Esses fatores combinados visam, portanto, a melhoria do sistema viário e a facilitação do transporte, além de contribuir para a economia como um todo, além da segurança.

O capotamento aconteceu por volta das 4:00 horas da manhã, na BR-251. Foto: Corpo de Bombeiros.