Qual é o impacto do aleitamento artificial na microbiota do bebê?

Imagem ilustrativa Foto: Freepik

O leite humano é, sem dúvidas, o melhor alimento durante a fase inicial de vida. Porém, há diversos motivos que podem levar a substituição do aleitamento natural pelo artificial, seja por fatores patológicos associados à mãe ou por escolhas pessoais, que não nos cabe aqui julgar.

Além de possuir os nutrientes necessários para a promoção do crescimento e desenvolvimento infantil adequado, como proteínas, carboidratos e gorduras, o leite materno também possui anticorpos, compostos bioativos, oligossacarídeos e imunoglobulinas, capazes de promover benefícios à saúde do recém-nascido.

As fórmulas infantis para aleitamento artificial foram criadas com a finalidade de se assemelhar ao leite materno, no entanto, sua composição não se iguala às propriedades fisiológicas do leite humano, que são específicas da mãe para o próprio filho.

As fontes de carboidratos, proteínas e outros componentes presentes nas fórmulas infantis diferem em identidade e qualidade dos componentes do leite humano. A maior parte das fórmulas infantis são a base do leite de vaca, e precisam de um processo industrial para terem algumas características modificadas para a sua composição se assemelhar ao leite humano.

Foto: Internet/Reprodução

As fórmulas artificiais não têm todos os fatores imunológicos e microbiológicos naturais que o leite humano apresenta, o que dificulta o desenvolvimento do sistema imune adequado. Além disso, os bebês são expostos precocemente a frações de proteínas mais alergênicas do leite de vaca.

Uma sugestão que podemos dar às mães que precisam oferecer fórmulas aos seus bebês é suplementar probióticos.

Também é importante lembrar que no aleitamento artificial existe maior risco de contaminação das fórmulas pelo uso de água e utensílios contaminados, por causa disso, é muito importante que as famílias tenham muito cuidado na manipulação e armazenamento das fórmulas, além de sempre higienizar adequadamente os utensílios!

@tamirysnutri

Foto: Dra Tamirys Souza/Divulgação
Foto: Dra Tamirys Souza/Divulgação