Na tarde desta quarta-feira, por volta das 15h10, equipes do Corpo de Bombeiros de Montes Claros foram acionadas para atender a uma grave colisão frontal no km 25 da BR-365, próximo à entrada de Canto de Engenho. O acidente envolveu uma carreta carregada de cervejas, que seguia de Uberaba para Feira de Santana, e um ônibus de turismo que fazia o trajeto do Ceará até Osvaldo Cruz, em São Paulo.
A ocorrência mobilizou um amplo esforço das equipes de resgate. Ao chegar ao local, foi constatado que 51 pessoas ficaram feridas, com diferentes níveis de gravidade. O motorista da carreta estava preso às ferragens e precisou ser resgatado com técnicas específicas de salvamento veicular. Devido à gravidade de seu estado, ele foi transportado por uma equipe aeromédica até o pronto-socorro da Santa Casa.
Após a triagem inicial, realizada pelo método de classificação de risco “Start”, foi constatado que quatro vítimas apresentavam ferimentos graves (classificação vermelha), três tinham ferimentos moderados (amarela) e 44 estavam com ferimentos leves (verde). Todas as vítimas foram encaminhadas para hospitais de Montes Claros por equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
A Santa Casa de Montes Claros informou que, até as 18h33 desta quarta-feira, recebeu um total de 8 pacientes provenientes do acidente. Desse total, 7 estão estáveis e 1 permanece em estado grave. No entanto, devido à superlotação da unidade de urgência e emergência, o hospital orienta a população a buscar atendimento médico-hospitalar em outras unidades de saúde.
A UPA Chiquinho Guimarães, gerida pela Prefeitura de Montes Claros, também prestou assistência às vítimas. A unidade estava preparada para atender 32 pessoas envolvidas no acidente. Até o momento, 14 vítimas já foram atendidas, incluindo 3 crianças, todas com traumas leves que necessitaram de suturas e medicações. Apenas um dos pacientes precisou realizar tomografia e ficou em observação, enquanto os demais foram liberados após o atendimento. A Guarda Civil Municipal prestou apoio no local, e a equipe médica da UPA foi acionada integralmente para lidar com a situação.
Além de cumprir seu papel no desafogamento dos atendimentos hospitalares, a UPA reforçou a importância de novas unidades na cidade. A Prefeitura de Montes Claros informou que serão construídas mais duas UPAs no município, que é o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil.
Após a condução das vítimas, foi necessário enviar uma nova equipe de bombeiros ao local para eliminar o risco de derrapagens na pista, causada pelo óleo derramado dos veículos. A causa do acidente ainda está sendo investigada.
Equipes envolvidas no atendimento da ocorrência:
•Polícia Rodoviária Federal;
•Sete unidades do SAMU;
•Quatro viaturas terrestres do Corpo de Bombeiros;
•Uma aeronave do Corpo de Bombeiros;
•Uma van de terceiros.