Ponte sobre o Rio das Velhas na BR-365 é interditada parcialmente devido a problemas estruturais

Imagem: Internet / Divulgação

A ponte sobre o Rio das Velhas, localizada na BR-365 entre Pirapora e Montes Claros, no Norte de Minas, teve sua interdição parcial anunciada nesta quinta-feira (9/1). A medida impede a passagem de veículos com peso superior a 25 toneladas, como caminhões, carretas e ônibus, devido a danos na estrutura.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a interdição será mantida até que os trabalhos de reforço na estrutura sejam concluídos. O órgão informou que a obra inclui intervenções em 20,3 km da rodovia, abrangendo o trecho entre o KM 138,3 e o KM 158.

Pesagem e sinalização
Uma operação para pesagem dos veículos foi instalada no local, e a área foi devidamente sinalizada para alertar motoristas sobre a restrição temporária. A ponte, que possui 180 metros de comprimento e um vão livre de 100 metros, passou por uma vistoria que motivou a decisão de interditar parcialmente o tráfego.

Embora o DNIT não tenha divulgado detalhes técnicos dos problemas encontrados, moradores da região apontam ondulações na pista, erosão nas cabeceiras e avarias estruturais como as principais preocupações.

Impacto no transporte
A BR-365 é uma das principais rodovias que conectam o Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro ao Norte de Minas, sendo amplamente utilizada por veículos de carga que trafegam do interior de São Paulo ao Nordeste. A restrição no tráfego afeta diretamente esse fluxo, obrigando motoristas a buscar rotas alternativas.

Rota alternativa recomendada
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta motoristas de veículos acima de 25 toneladas a evitar o trecho e seguir por uma rota alternativa. O desvio sugerido passa por Pirapora, seguindo pela MGC-496 (com trajeto por Várzea da Palma e Lassance) até Corinto, onde é possível acessar a MGC-135 para chegar a Montes Claros. A rota alternativa aumenta o percurso em cerca de 200 km.

A interdição reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura da rodovia, que desempenha um papel estratégico na ligação entre diferentes regiões de Minas Gerais e o restante do país.