Atum ou sardinha enlatada?

Foto: Divulgação/Redes Sociais

🐟Selênio: a cada 100g o atum enlatado tem 52 mcg e a sardinha 80 mcg.

🐟EPA e DHA: 100g de sardinha enlatada tem a mesma quantidade de 2 cápsulas de ômega 3 (400mg e 440 mg de EPA e DHA), 10 vezes mais que no atum.

🐟Minerais a sardinha tem 10 vezes mais cálcio e o dobro de fósforo que atum.

🐟Metais pesados: o atum concentra muito mais Mercúrio do que a sardinha. Um estudo mostrou que 53% das amostras de atum analisadas apresentaram um teor acima do máximo recomendado.

🐟Porém, a sardinha têm níveis elevados de outros metais pesados como arsênio, crômio e chumbo.

🐟Dúvida​: consumir o óleo ou jogar fora? Por um lado, seria interessante consumir porque parte do EPA e DHA do peixe migram para o óleo. Por outro lado, por ser óleo de soja refinado,alto teor calórico e provavelmente acumular metais, não seria interessante consumir.

🐟Como eliminar os metais pesados da sardinha? Consuma chá verde! Os autores de um estudo verificaram que o chá verde pode acelerar o ciclo enterohepático do mercúrio em até 60% e contribuir para uma redução do metal pesado na corrente sanguínea. E quem não pode consumir o chá verde, outro estudo mostrou a redução dos níveis de mercúrio quando o peixe foi consumido com outras fontes de fitoquímicos como: chá preto, proteína da soja, farelo de trigo (reduziu até 84%), o farelo de aveia e o psyllium.

🐟Dica: prefira sardinha sem sabor. As versões com limão, molho de tomate e ervas normalmente tem açúcar e glutamato monossódico. Fique atento aos rótulos.

🐟Jamais congele o peixe na lata, pois aumenta muito a  formação de peróxidos (compostos químicos prejudiciais).

🐟Curiosidade: apesar de falarem muito que o alumínio da lata migra para o peixe, um estudo demonstrou  que não há interferência entre o alumínio da lata e o peixe em conserva.

@tamirysnutri

Foto: Dra. Tamirys Souza/Divulgação