Cinco pessoas foram presas e 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação ‘Kuka’, de combate ao tráfico de drogas realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em quatro cidades do Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira (18).
Segundo a PCMG, nesta primeira fase, o intuito é desarticular o comércio ilegal de entorpecentes. A ação ocorreu de forma simultânea em Januária, Montes Claros, Manga e Itacarambi.
Investigações
Segundo informações do delegado Willian Fernandes Araújo, responsável pelo caso, foram vários meses de investigação, apurando uma organização criminosa ativa na região para realizar a operação Kuka e cumprir os mandados de busca e apreensão e de prisão.
“Foram quase quatro meses de trabalho que buscaram elucidar o tráfico ilegal drogas e arma de fogo, receptação, organização criminosa e lavagem de capitais. Esse grupo possuía tarefas bem distribuídas, funções muito bem definidas e articuladas. Tinha uma distribuidora em Montes Claros e um recebedor de entorpecentes e arma de fogo em Januária. Depois, mandavam as remessas para cidades da região”, destacou o delegado Willian Araújo.
Ao todo, 55 policiais civis participaram da ação e tiveram apoio de cães farejadores trazidos de um canil de Belo Horizonte, capital do Estado. Durante as diligências, três veículos foram apreendidos, além de 29 papelotes de maconha, seis papelotes de crack, uma arma de fogo, 39 porções de cocaína e 60 gramas da mesma substância ilícita. Joias e dinheiro também foram apreendidos. A PCMG segue realizando investigações sobre o caso.