A realização da competição é da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) junto à Federação Mineira de Handebol (FMH).
Estiveram apoiando o evento a Secretaria de Esportes e Juventude, o Portal Webterra, Prefeitura de Montes Claros, Sudamericano de Clubes Balonmano, Grupo Sada, Unimontes, Gráfica Grafcenter, Mateus Turismo, Aztec Contábil, Ápice Autoescola e Vila 61.
“Estamos aqui hoje encerrando as atividades do ano de 2024 do handebol de Montes Claros com a Copa Cidade, com realização da AEESB, juntamente com a Prefeitura de Montes Claros, Secretaria de Esportes e a Federação Mineira de Handebol. Tivemos mais de 400 atletas envolvidos, onde tivemos equipes do Chile e todo o Norte de Minas. O mais importante é massificar o handebol aqui na região”, enfatizou a organizadora, Mercês Silva.
Para o técnico das equipes de Jaíba, David Ferreira, o torneio chega para impulsionar a prática da modalidade. “A Copa Cidade tem uma importância muito grande para a nossa região. O handebol aqui tem crescido bastante e um dos problemas para o desenvolvimento é a falta de competição. O nível e quantidade de competição tornam interessante para o desenvolvimento dos nossos atletas”, disse.
Com o intuito de proporcionar interação, sendo de forma esportiva e também cultural, o time chileno treinado por Juan Pablo veio ao Brasil para fazer parte da copa.
“A vinda, novamente, do meu time para participar aqui em Montes Claros, aconteceu com uma ideia de fazer um intercâmbio, para entendermos o jeito de jogar dos brasileiros, e eles o estilo de jogo chileno. Meu time cadete que veio participar agora tem muita pretensão de participar, no Chile, de uma competição internacional. E, assim, fazer também um intercâmbio com as equipes de Montes Claros lá”, descreveu.
Experiência para a base
Jhenifer é da associação bocaiuvense. Ela conta como se sente em atuar no torneio. “Está sendo um prazer representar Bocaiúva e a ADESB aqui em Montes Claros. É uma copa perfeita e muito boa”, diz.
Lavinya já tem ganhado espaço na equipe do Montes Claros Handebol. A experiência é válida para ela. “É o meu primeiro campeonato. Estou amando a experiência de estar com as meninas aqui, que conheci esse ano. Toda a estrutura e estou gostando demais da experiência”, agradeceu.
Equipes participantes: Montes Claros Handebol, ADESB (Bocaiuva), ADH/Amigos do Handebol (Montes Claros/Janaúba), JHC – Janaúba Handebol Clube, CPB Aconcagua La Cruz (Chile), Projeto Educacional Esportivo/CAIC Renascença (Montes Claros), Colégio CEC (Janaúba), Colégio Sólido (Montes Claros), Ameco HB(Bocaiuva), E.E. Venceslau Brás (Jaíba), Colégio Pilares (Jaíba), AEESB Montes Claros e Colégio Pilares (Janaúba).
Classificação Final
Adulto masculino
1° Montes Claros Handebol/AEESB
2° ADH/Amigos do Handebol
Sub – 17 masculino
1° E.E. Venceslau Brás/Jaíba
2° Montes Claros Handebol/AEESB
Sub – 17 feminino
1° Montes Claros Handebol/AEESB
2° Montes Claros Handebol 02
Sub – 14 masculino
1° Montes Claros Handebol/AEESB
2° Colégio Pilares/Jaíba
Sub – 14 feminino
1° Montes Claros Handebol/AEESB
2° ADESB/Bocaiuva