A Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizará o seu primeiro concurso público para contratação de 100 profissionais de nível superior, a partir de 2025 e também irá formar um cadastro reserva. Os salários iniciais variam de R$ 10 mil a R$ 25 mil.
De acordo com a estatal, que é responsável por administrar os contratos de Partilha de Produção de petróleo e gás natural da União, o edital será lançado ainda neste ano.
As vagas serão distribuídas entre diversos cargos, como: advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, para atuação em diferentes áreas.
“Hoje temos um quadro de 63 colaboradores para fazer a gestão de 24 contratos de partilha, atuar nos acordos de individualização e comercializar as cargas da União. Os próximos dez anos são de crescimento, tanto na gestão quanto principalmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural”, explicou a presidente Interina da PPSA, Tabita Loureiro.
A PPSA projeta que o pico da produção dos atuais contratos será atingido em 2029, quando a fatia da União representará cerca de 564 mil barris por dia (bpd), contra os 89 mil bpd atuais.
O responsável pela organização e realização do concurso será o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). As provas serão aplicadas no primeiro semestre de 2025. As vagas são para o escritório da PPSA no Rio de Janeiro (RJ), mas as provas poderão ser realizadas, também, nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA).
“Haverá uma prova objetiva para todos os cargos. Candidatos para as vagas de advogado e especialista em petróleo farão também uma prova discursiva. Das vagas ofertadas, 5% serão oferecidas a pessoas com deficiência (PCDs) e 20% a candidatos autodeclarados negros”, destacou a PSA.
*Com informações de Agência Estado