Montes Claros foi eleita, conforme aponta o estudo “Desafios da Gestão Municipal 2024”. Realizada pela consultoria Macroplan, a pesquisa abrangeu as 100 maiores cidades do Brasil e colocou Montes Claros em 28º lugar no ranking nacional, destacando a cidade como a melhor do Norte de Minas.
O levantamento foi divulgado na última quinta-feira, 31, e é baseado no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que avalia 15 indicadores nas áreas de saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. No ranking de Minas Gerais, Montes Claros supera cidades como Contagem, Uberaba, Betim e Juiz de Fora, além de capitais como Rio de Janeiro, Cuiabá e Recife.
O IDGM serve como ferramenta para que gestores e a população possam acompanhar o desempenho de cada município em comparação com outros, mostrando as áreas onde a cidade apresenta avanços ou desafios. A Princesinha do Norte obteve a nota de 0,662 em uma escala de 0 a 10.
A área de saúde foi um dos principais destaques para o município, que subiu 8 posições em relação ao estudo de 2010 e agora é classificada como a 14ª melhor saúde entre as cidades do país. Um dos critérios avaliados nesse quesito foi a cobertura de 100% da Estratégia de Saúde da Família. Na área de segurança, Montes Claros também apresentou avanço significativo, subindo 15 posições e alcançando o 28º lugar nacional, após comparativos feitos ao longo da última década.
Parabéns, Montes Claros! Uma cidade que cresce e se destaca como um dos melhores lugares para se viver em Minas. Que esse reconhecimento traga ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos nós.