Aeroporto de Montes Claros terá área duplicada até o final de 2026

ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Aena

Ao assumir a administração do Aeroporto de Montes Claros, no dia 16 de novembro de 2023, diretores da Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), empresa do grupo espanhol Aena, estiveram na cidade, reunidos com representantes da Prefeitura.

Na oportunidade, Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, apresentou os investimentos que seriam realizados no aeroporto da maior cidade do Norte de Minas. “Vamos ampliar a superfície e trazer novos equipamentos, com novas experiências para os passageiros e para o empresariado que está por se estabelecer na cidade, nas áreas aeroportuária e de negócios imobiliários e comerciais, desenvolvendo o município e a região”, afirmou.

Agora, prestes a completar o primeiro ano na administração de três aeroportos em Minas Gerais, nas cidades de Uberlândia e Uberaba, ambas na região do Triângulo, além de Montes Claros, a empresa anunciou que investirá R$ 550 milhões até o ano de 2026 nos três aeroportos.

Para Montes Claros, o projeto prevê que o aeroporto será duplicado, somando 3,7 mil m² de área. Com a ampliação, a maior cidade da região Norte de Minas Gerais receberá um novo pátio de aeronaves, além de novas áreas de escape.

O terminal do Norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do Estado, com uma demanda crescente. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto recebeu 219 mil passageiros. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.

Para aumentar a segurança, a Aena instalará áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Além disso, haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de taxiamento para as aeronaves.