Incêndios em vegetação mantêm sinal de alerta em Montes Claros

Corpo de Bombeiros / Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros continua a registrar um número expressivo de ocorrências de incêndios em vegetação, mesmo após o início do período chuvoso. Somente nesta quinta-feira (17), o 7º Batalhão atendeu a cinco chamados relacionados a esse tipo de incidente.

Uma das ocorrências foi registrada por volta das 12h, na Avenida Doutor Mário Coutinho, onde um incêndio em vegetação seca próximo a um posto de combustível exigiu a intervenção dos bombeiros. Mais tarde, a equipe foi acionada para um incêndio em pasto no anel rodoviário, nas proximidades do condomínio Portal dos Ipês. O fogo ameaçava um rebanho de gado da fazenda local, mas, ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o incêndio já havia sido controlado, realizando apenas o rescaldo. Não houve vítimas ou danos materiais, tampouco prejuízos ao rebanho.

Embora as causas exatas dos incêndios ainda não tenham sido esclarecidas, as autoridades destacam que a maior parte dessas ocorrências é provocada por ação humana. A população é incentivada a denunciar atitudes suspeitas por meio do telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo Disque Denúncia Unificado 181, garantindo o anonimato.

O Corpo de Bombeiros alerta que as chuvas recentes na região não foram suficientes para impedir a continuidade dos incêndios florestais. Com as altas temperaturas e a vegetação seca, o risco de novos focos permanece elevado. Além de danos ambientais significativos, os incêndios podem afetar a saúde da população. A corporação reforça que práticas como a queima de lixo ou a limpeza de terrenos com fogo são perigosas e devem ser evitadas, pois o controle pode ser perdido rapidamente, resultando em grandes incêndios.

A conscientização e a colaboração da população são fundamentais para a prevenção de novos focos de incêndio e a proteção do meio ambiente.