A Novo Nordisk, gigante dinamarquesa do setor farmacêutico, está intensificando sua presença em Montes Claros com um investimento expressivo de R$ 530 milhões até o final de 2024. O montante será direcionado à modernização da planta, otimização de processos e implementação de projetos de sustentabilidade, consolidando a fábrica como a maior produtora de insulina da América Latina, responsável por 12% da produção mundial.
A empresa, que inaugurou sua unidade na cidade em 2007 e emprega cerca de 1.800 pessoas, também prevê um segundo aporte de R$ 334 milhões para 2025. Parte desse movimento de expansão inclui a operação de uma fazenda solar em Buritizeiro, que será responsável por suprir 100% da energia utilizada pela planta industrial, reforçando o compromisso da Novo Nordisk com a sustentabilidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Edilson Torquato, destacou o papel estratégico das obras de infraestrutura, como a adutora do rio São Francisco, que ampliou a disponibilidade de água no município. Essas melhorias têm sido decisivas para a escolha de Montes Claros como sede de grandes investimentos, atraindo também empresas como Hipolabor e Eurofarma.