Cadastro Escolar 2025 dá início às inscrições para a rede pública de Minas Gerais

O período para realizar o Cadastro Escolar 2025 para a rede pública de ensino em Minas Gerais começou nesta terça-feira, 1º de outubro. Pais e responsáveis já podem inscrever seus filhos por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O […]
Foto: Divulgação

O período para realizar o Cadastro Escolar 2025 para a rede pública de ensino em Minas Gerais começou nesta terça-feira, 1º de outubro. Pais e responsáveis já podem inscrever seus filhos por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O cadastro pode ser feito online, garantindo a vaga dos estudantes nas escolas estaduais e municipais dos 715 municípios que aderiram ao sistema.

O encaminhamento dos estudantes será feito de forma centralizada, de acordo com a disponibilidade de vagas e o zoneamento escolar. Claudia Lara, subsecretária de Articulação Educacional, destacou a importância do sistema: “O Cadastro Escolar garante o acesso universal à educação pública, com critérios justos de alocação.”

As inscrições vão até o dia 1º de novembro, e o resultado será divulgado no dia 4 de dezembro. A partir dessa data, os responsáveis devem conferir a escola onde o aluno foi alocado e confirmar a matrícula presencialmente, a partir do dia 18 de dezembro, nas instituições estaduais. Para escolas municipais, as famílias devem seguir o calendário de matrícula local.


Neste ano, a novidade é a obrigatoriedade de informar o CPF do candidato no momento da inscrição, o que visa dar mais segurança e transparência ao processo. Quem ainda não possui CPF pode solicitá-lo gratuitamente no site da Receita Federal.

Quem pode participar?

O cadastro é voltado para estudantes que desejam ingressar na rede pública ou mudar de escola em 2025. Estudantes que já estão na rede, mas cuja escola atual não oferece o nível de ensino subsequente, também devem se cadastrar. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também está contemplada, observando-se a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Renovação automática de matrícula

Estudantes já matriculados na rede estadual terão a matrícula renovada automaticamente, desde que a escola ofereça o nível de ensino para 2025. Quem deseja mudar de escola deve cancelar a renovação no Sucem e participar do processo de cadastramento.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.