Bruxos e bruxas, levantem as suas varinhas para o céu e dediquem um ponto de luz para a atriz Maggie Smith, que interpretou a professora Minerva McGonagall na saga de filmes “Harry Potter”, e morreu aos 89 anos, nessa sexta-feira (27), no Hospital de Chelsea e Westminister de Londres. A notícia foi dada pela BBC e confirmada pela família e assessora pessoal da artista. Maggie faria 90 anos em 28 de dezembro. A causa da morte não foi informada.
Uma das poucas atrizes ou atores a ganhar o trio de prêmios do Oscar (dois), do Emmy (quatro) e do Tony, Maggie começou sua carreira artística na década de 1950.
Smith é descrita por críticos e demais artistas da sétima arte e do streaming como a principal atriz britânica de sua geração. Ela foi vencedora de dois Oscars — uma como Melhor Atriz, em 1969, por “The Prime of Miss Jean Brodie” (“A Primavera de uma Solteirona” (em tradução livre), e como Melhor Atriz Coadjuvante, em 1979, pelo papel em “California Suite” (“California Suite – um Apartamento na Califórnia”, em português), conquistou também indicações outras seis vezes, pelos papeis em “Othello” (1966), “Travels with My Aunt” (1973), “Room with a View” (1986) e “Gosford Park” (2022).
Épica
No entanto, para os diversos fãs mais jovens, ela era mais conhecida como a professora Minerva McGonagall em sete filmes da saga “Harry Potter”. Smith também era conhecida como a Condessa Viúva da série de TV “Downton Abbey”. O papel da condessa parecia feito exclusivamente e sob medida para a atriz, que era conhecida no meio artístico por comentários com cara de desaprovação e piadas maliciosas.
“Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias”, disseram os filhos da atriz, Chris Larkin e Toby Stephens, em comunicado enviado à imprensa pela assessoria.
*Com informações de Agência Brasil e exame