Inmet divulga alerta de tempestades e alagamentos para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo de tempestade prevista para a faixa central do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (24). Segundo o alerta, poderão ocorrer chuvas entre 30 e 100 milímetros nos próximos dias e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora, além disso, poderá chover granizo. De […]
Foto: REUTERS/ Diego Vara/Divulgação
Foto: REUTERS/ Diego Vara/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de perigo de tempestade prevista para a faixa central do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (24).

Segundo o alerta, poderão ocorrer chuvas entre 30 e 100 milímetros nos próximos dias e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora, além disso, poderá chover granizo.

Neste ano, o Rio Grande do Sul passou por alagamentos. Foto: Wesley Santos/ Internet

De acordo com o Inmet, devido o alto índice de probabilidade de tempestades, o Rio Grande do Sul poderá passar  novamente por alagamentos, corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. O período mais crítico vai desta terça-feira (24) até as 15h de quarta-feira (25).


O Inmet ainda informou que as localidades com maior risco, estão nas proximidades da área metropolitana de Porto Alegre e outras, que ficam nos centros ocidental e oriental do RS. Também serão afetadas áreas no noroeste, sudeste, sudoeste e nordeste rio-grandense.

Cuidados durante as tempestades

A sugestão das autoridades é que os moradores dessas regiões, em caso de rajadas de vento, não se abriguem nas copas de árvores, pois há risco de queda e raios. Outras sugestão é que os veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e a placas de propaganda.

Nos horários de chuva mais forte é indicado que os aparelhos elétricos e o quadro de energia das residências sejam desligados. Em caso de alguma emergência, os moradores deverão ligar na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros, pelos números 199 e 193, respectivamente.

Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.