A 2ª edição do Confeitar Norte de Minas será realizado na próxima quarta-feira (25), em Montes Claros (MG). Pensando nos profissionais da área de confeitaria, o evento espera receber mais de 500 confeiteiros ou que têm o sonho de ingressar na área, da região do Norte de Minas.
A programação é diversa e vai contar com palestras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, planejamento e produção de conteúdo para as redes sociais; além de workshops, venda de produtos, degustação, networking, exposição de bolos artísticos produzidos pelas confeiteiras e confeiteiros da região e outras atratividades.
Confeiteiros renomados como Mara Cakes (546 mil seguidores), e Paulinho – Se liga confeiteiro (162 mil seguidores) também participarão do evento e irão ministrar palestras. Dentro da programação, estandes com expositores dos mais variados segmentos da confeitaria vão apresentar as novidades do mercado.
A mestre confeiteira Danielle Neves, ou Dani Formigueiro, como é conhecida, disse que o evento nasceu a partir do projeto “Empreendendo do lar”.
“Esse projeto auxilia mulheres na geração de renda. Para que elas possam empreender começando na cozinha de casa, e que, com o tempo, consigam expandir seu negócio e possam estruturá-lo com um bom embasamento, para que se torne autossustentável e lucrativo. Então, a gente sempre coloca conteúdos do evento que impulsionem o crescimento desse empreendimento. Por exemplo, marketing, vendas, criação de conteúdo, planejamento, Pautamos esses assuntos para que realmente essa mulher saia pelo menos com uma boa base, uma boa noção, durante um dia inteiro de imersão em conteúdos relevantes para o dia-a-dia do seu trabalho”, destaca.
Dani ainda destaca, que, o Confeitar é um dos maiores congresso de confeitaria do Brasil. O evento ja é realizado há 7 anos, em Belo Horizonte região Metropolitana, onde reuniu em agosto de 2024, cerca de 6 mil confeiteiros, e está se expandindo para outras regiões do estado, realizando a 2ª edição em Montes Claros e Ipatinga.
Em alta
O mercado de docerias, bolerias e confeitarias está em alta nos últimos anos, com vários empreendimentos sendo abertos, o que aumenta também o nível de profissionalização na área.
De acordo com o Sebrae, em Minas, foram abertas 2.615 padarias e confeitarias de janeiro a maio deste ano. Com quase 35 mil empreendimentos na área, o estado é o segundo no país com o maior número de estabelecimentos ativos do segmento, ficando atrás apenas de São Paulo, com 74 mil.
Milene Vasconcelos, natural de Janaúba, no Norte de Minas, conta a história dela, que é bem parecida com muitas mulheres que resolveram empreender no ramo da confeitaria: há nove anos ela resolveu abandonar a profissão de engenheira agrônoma, onde era concursada, para trabalhar com os doces. “Foi minha melhor escolha”, celebra.
“Ano passado, quando eu soube da edição do Confeitar em Montes Claros, eu vibrei de alegria, porque nossa região é muito carente de workshops, de congressos, de eventos no tema de confeitaria. Então, as lojas que vendem produtos ficam com déficit de produtos do nosso segmento, e falta muita coisa. E o mercado ele tem se inovado demais e não só por isso fiquei mais feliz porque o Confeitar ele tem muita credibilidade é um evento gigantesco e que busca resgatar nessas mulheres que trabalham em casa a autoestima a valorização e é simplesmente incrível tanto em organização, conteúdo, em tudo… fazem o melhor para nós confeiteiras e eu tive a oportunidade de participar do bate-papo no qual eu contei um pouquinho da minha história que foi como eu iniciei na confeitaria e montei uma loja que é um sucesso aqui na minha cidade. E, se a primeira edição foi um sucesso, imagina a segunda?!”, afirma.
Principal fonte de renda
Já Lilianne Silveira tem uma bolateria em Montes Claros desde 2019. O que antes fazia era um tratamento terapêutico, hoje se tornou a sua principal fonte de renda. Lilianne também participou da primeira edição do evento no Norte de Minas.
“Me surpreendeu muito porque a nossa região é muito escassa desses congressos voltados para confeitaria com grandes profissionais. E a gente já saiu de lá já programando para esse ano, que eu tenho certeza que vai ser mais sucesso ainda. Esse congressos contribuem muito, capacitando pessoas a empreender de forma correta, a abrir, principalmente manter a empresa aberta, porque muitas empresas fecham em menos de três anos. Então, Montes Claros e região só tem a ganhar com o Confeitar, pois traz pessoas capacitadas para ensinar profissionais que estão em busca de aprendizado e dá direcionamentos para que o negócio delas crescerem”, diz.
Os interessados, devem fazer a inscrição para o Confeitar através deste link.