Minas Gerais intensifica combate a incêndios florestais com 687 investigações concluídas e R$ 10 milhões em multas

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Governo de Minas Gerais, em parceria com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e as Forças de Segurança, divulgou nesta sexta-feira (20/9) um balanço das operações de combate aos incêndios florestais no estado. A Polícia Civil (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) têm atuado de maneira coordenada para reprimir crimes ambientais, resultando em um aumento significativo nas investigações e prisões de suspeitos.

Desde janeiro, a PCMG concluiu 687 procedimentos investigativos relacionados ao artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que criminaliza o ato de provocar incêndio em mata ou floresta. Esse número representa um aumento de 98% em relação a todo o ano de 2023. De acordo com o delegado Saulo Castro, porta-voz da Polícia Civil, o incremento nas apurações reflete a priorização do combate aos incêndios diante da crise ambiental vivida no estado.

Paralelamente, a PMMG conduziu 216 pessoas relacionadas a crimes de incêndio, sendo 76 em áreas de florestas, um aumento impulsionado pela Operação Verde Minas, iniciada em agosto. Além disso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aplicou 510 multas ambientais, que totalizam mais de R$ 10 milhões em penalidades.

As autoridades destacam que, além da repressão, o trabalho preventivo tem sido fundamental. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) relata que, apesar do aumento de focos de incêndio em 2024, mais de 80% das ocorrências foram controladas nas primeiras 24 horas, graças ao rápido acionamento das equipes.

Com a previsão de novos focos, o governo do estado mantém a integração entre diferentes órgãos, utilizando tecnologias como drones e satélites para monitoramento contínuo das áreas de risco.

Para denúncias de crimes ambientais, a população pode acionar o Disque Denúncia (181), além dos serviços de emergência, como o Corpo de Bombeiros (193).

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.