Coluna Nutrição em Pauta: Efeito do magnésio (Mg) na depressão

Foto: Divulgação/Internet

Bora falar de um dos meus minerais favoritos: o magnésio (Mg).

O Mg é essencial para nossa saúde e é cofator de mais de 300 reações enzimáticas em nosso organismo. Suas funções vão desde a produção de ácidos nucleicos, produção de ATP à liberação de insulina e contração muscular, e ele tem um papel importante em diversos caminhos metabólicos, enzimas, hormônios e neurotransmissores envolvidos na regulação do nosso humor.

O Mg também tem um efeito neuroprotetivo, através de sua ação antagonista do cálcio, regulando a entrada de cálcio nos neurônios. Altos níveis de cálcio e baixos níveis de magnésio no hipocampo pode desregular a função sináptica do cérebro e exacerbar transtornos de humor e inclusive contribuir na fisiopatologia da depressão.

O Mg também modula a atividade do eixo hipotálamo-pituitário-adrenal (eixo HPA), que é intimamente envolvido no sistema de resposta ao stress. A suplementação com Mg pode atenuar a atividade do eixo HPA, reduzindo as respostas endócrinas centrais (mediadas pelo ACTH) e periféricas (cortisol).

E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje! A relação Mg x depressão.

Trago um estudo randomizado duplo-cego feito com 112 adultos diagnosticados com depressão que avaliou a suplementação de cloreto de magnésio na melhora dos sintomas. Os participantes foram separados em 2 grupos e todos receberam a suplementação de Mg (248mg de Mg elementar) e o tempo total de estudo foi 12 semanas.

Os resultados?

Os scores de depressão avaliados através de um questionário diminuíram em média 6 pontos (acima de 5 é clinicamente significativo e indica sucesso na intervenção atual) no período suplementado comparados  a 0,1 no período controle. Scores de ansiedade também diminuíram em média 4,9 pontos no período suplementado comparados a 0,4 no período controle.

Os autores concluíram que a suplementação diária com Mg levou a uma melhora significativa dos sintomas depressivos e ansiogênicos, independente da idade, gênero, severidade da depressão ou uso de antidepressivos. Além de também observarem melhora nas dores de cabeça e câimbras.

📲 Agende sua consulta! (38)991283481

Foto: Dra. Tamirys Souza/Divulgação