Diante onda de calor extremo, Ministério do Trabalho recomenda pausas para hidratação

Foto: Reprodução

Com as recorrentes ondas de calor, o Ministério do Trabalho orienta que empresas garantam pelo menos dois intervalos diários para a hidratação dos trabalhadores, um pela manhã e outro à tarde.

A recomendação surge em meio à grave seca na cidade, onde as altas temperaturas e a baixa umidade do ar atingem níveis críticos, chegando a apenas 15%, muito abaixo dos 50% indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o bem-estar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva para a região segue incerta. Diante desse cenário, o superintendente regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, reforçou a necessidade de os empregadores garantirem pausas de 10 minutos para hidratação, sem interferir nos intervalos regulares. Além disso, as empresas devem disponibilizar água potável aos seus funcionários durante todo o expediente.

A recomendação foi comunicada às principais entidades empresariais do estado, como Faemg, Fecomércio e Fiemg. “Essa medida é temporária e estará em vigor enquanto perdurar a emergência climática. A falta de hidratação pode causar sérios problemas de saúde, afetando diretamente os trabalhadores”, destacou Calazans.

Em Montes Claros

Montes Claros está enfrentando uma grave estiagem, sem chuvas há aproximadamente 160 dias. A cidade faz parte de uma das regiões mais afetadas de Minas Gerais, o Norte do estado, onde outras localidades também estão sofrendo com a seca prolongada. Esse período sem precipitação começou no início de abril, tornando a seca mais intensa do que o esperado para esta época do ano. A previsão é de que as chuvas só retornem na primeira quinzena de outubro.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.