Taiobeiras ganha novo protocolo de segurança para mulheres com o Projeto ‘Não é Não’

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deu um importante passo nesta quinta-feira (5/9), para fortalecer a proteção às mulheres em Taiobeiras, no Norte do estado. O lançamento do projeto de implementação do Protocolo “Não é Não” marca o início de uma nova era de segurança e respeito nos espaços de lazer da cidade.

Seguindo a Lei Federal n° 14.786/2023, que entrou em vigor em 8 de julho deste ano, o projeto busca criar ambientes mais seguros para as mulheres em bares, restaurantes, academias, casas de shows e outros locais de diversão. Durante a apresentação, a delegada regional Liliam de Cales e a delegada Mayra Coutinho se reuniram com representantes da Polícia Militar, da prefeitura e com proprietários dos principais estabelecimentos da cidade para divulgar a nova legislação e promover parcerias para a adesão ao Protocolo.

Os locais que se juntarem ao projeto receberão treinamento especializado para suas equipes, com o objetivo de garantir uma resposta adequada em situações de constrangimento ou violência contra mulheres em suas dependências. A capacitação será oferecida pela Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social. Além disso, os estabelecimentos que participarem do projeto ganharão um selo de certificação, sinalizando que são espaços seguros para as mulheres.

A delegada Mayra Coutinho destaca que a medida visa fortalecer a colaboração entre o setor público e privado na prevenção e combate à violência contra a mulher. “Os empreendimentos que aderirem ao projeto não só estarão contribuindo para um ambiente mais seguro, mas também valorizarão sua reputação, pois as clientes e frequentadoras sentirão mais confiança e segurança ao escolher esses locais,” ressaltou Coutinho.

Para a delegada regional Liliam de Cales, o projeto reafirma o compromisso da PCMG com a segurança das mulheres em todas as regiões do estado. “Queremos garantir que a nova lei seja efetivamente aplicada, promovendo ambientes de lazer que sejam seguros e respeitosos,” concluiu Liliam de Cales.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.