A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e fiscais da SEMAD desencadeou a ‘Operação DIMITTIS’. Durante a ação foram apreendidos 21 pássaros silvestres, na zona rural de Grão Mogol, nessa quarta-feira (28).
De acordo com os militares, a operação aconteceu na comunidade de Bocaina. Um suspeito foi conduzido pelo crime de criar animais silvestres sem a autorização de um órgão competente.
Além das aves de várias espécies apreendidas, também foram encontrados três animais mortos da fauna: dois “mocós” e um “tatu”, nomes popularmente conhecidos, estavam tratados dentro de um congelador na residência.
Durante as buscas, ainda foram apreendidas seis armas de fogo de fabricação caseira e material utilizado para caça, como: polveiras, material de recarga, chumbo, espoleta, pólvora, bucha para retrocarga, um rádio transceptor e três apitos utilizados para atrair animais.
Os policiais junto com os fiscais lavraram um auto de infração e conduziram o homem para prestar esclarecimentos na delegacia. Os pássaros foram levados para o IBAMA e Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Montes Claros, onde receberão os devidos cuidados. Os materiais apreendidos foram recolhidos.