Você sofre com excesso de gases, distensão abdominal, sensação de empachamento e sempre que come parece que a comida para no estômago? Pode ser que você esteja com hipocloridria, vulgo baixa produção de ácido cloridrico (HCL).
Apesar de muita gente achar que o HCL é algo “ruim” e muitos profissionais prescreverem os famosos prazóis a rodo para tratar sintomas gástricos, a verdade é que o HCL tem um papel FUNDAMENTAL na nossa digestão.
O HCL é um pré-requisito para uma digestão saudável. A quebra e absorção de nutrientes ocorre de uma maneira saudável apenas dentro de uma estreita faixa de acidez. Se não houver HCL suficiente, as reações enzimáticas normais necessárias para absorver os nutrientes serão prejudicadas.
O HCL desempenha um papel fundamental na digestão de proteínas e, em menor grau, carboidratos e gorduras. Quando o alimento é ingerido a secreção de ácido estomacal (HCL) desencadeia a produção de pepsina. A pepsina é a enzima necessária para digerir a proteína. Se os níveis de HCL estão baixos, os níveis de pepsina também estão. Como resultado, as proteínas não são quebradas em seus aminoácidos constituintes. Essas proteínas pobremente digeridas são uma das causas de excesso de gases, principalmente os gases com cheiro forte.
A baixa acidez estomacal também prejudica a digestão dos carboidratos. Se houver baixa acidez, uma hora que esse alimento cair no intestino delgado, não haverá a correta sinalização para que seu pâncreas produza as enzimas necessárias para quebra desses carboidratos. E esses carboidratos pobremente digeridos podem provocar um crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado (também conhecido como “SIBO”) que, por sua vez, leva ao aumento da produção de gases, refluxo, azia e outros problemas digestivos.
Coloque algo na sua cabeça: Não se trata um intestino antes de tratar o estômago!
📲Precisa de ajuda? Agende sua consulta (38) 9 9128-3481.