Após deixarem a Vila Olímpica para passear, sem autorização, na última sexta-feira (26), os atletas da seleção de natação do Brasil, Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, foram punidos por indisciplina pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A nadadora ainda acabou expulsa da delegação, já que o episódio se somou a uma contestação “desrespeitosa e agressiva” de uma decisão da comissão técnica sobre o revezamento.
Segundo nota do COB, Ana Carolina retornará ao Brasil imediatamente. Gabriel foi punido apenas com uma advertência.
A nadadora teria discutido com os treinadores após a mudança que tirou Mafê Costa do revezamento 4×100 livre, no sábado (27). Mafê foi poupada da disputa para focar nas competições individuais.
Ana Carolina, de 22 anos, participou da prova de revezamento em que a equipe brasileira ficou em sétimo lugar na bateria. Ela também participaria do 4x100m medley misto.
Pancadaria no Troféu Brasil
Essa não é a primeira polêmica em que Ana Carolina se envolve. Em 2023, no Troféu Brasil, a atleta deu um tapa na cara de Jhennifer Conceição. As competidoras fazem parte da mesma equipe, o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.
A confusão aconteceu próximo ao pódio. Jhennifer levou o ouro nos 100m peito, enquanto Ana ficou com o bronze. A briga começou quando um funcionário da comunicação do clube pediu para as atletas tirarem uma foto juntas.
Ana Carolina já estava afastada e reagiu mal ao pedido, segundo reportagem do Uol. Jhennifer teria dito que era por isso que Ana não vencia. Na sequência, a medalhista de bronze deu um tapa na campeã e esfregou a cara dela em uma grade.
Confira na íntegra a nota oficial do COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.
Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.
Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.
[Com informações de SBT News]