Já pensou em encher um copo de água até o topo, mas ao conferir a quantidade de líquido, perceber que um pouco mais de um terço sumiu do recipiente? Pode parecer improvável, mas infelizmente essa é a realidade da perda de água em nosso estado. De acordo com a Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a cada 100 litros de água, 39 litros são perdidos por conta de fraudes, vazamentos e ligações clandestinas.
A companhia, através de indicadores, é capaz de medir esse percentual de perda através de uma fórmula que considera o volume de água produzido com a quantidade consumida pela população. A diferença entre esses valores demonstra quanto de água está sendo perdida no processo de distribuição de água, sem considerar a água desperdiçada pelo uso inadequado dos consumidores.
Além de casos de vazamento, grande parte da perda de água é consequência de fraudes e ligações indevidas. Criação de linhas de água clandestinas, os famosos “gatos”, e adulteração de hidrômetros estão entre algumas dessas práticas ilegais. De acordo com a Copasa, esses desvios acontecem em todo o estado, apresentando uma média de 395 litros de água desviados por imóvel irregular.
E como essas perdas refletem no consumidor? Os vazamentos, assim como as fraudes e irregularidades, prejudicam a distribuição de água ao desequilibrar o sistema de abastecimento.
O que a Copasa vem fazendo para combater a perda de água?
A companhia vem se empenhando nos últimos anos para criar medidas que reduzam a quantidade de água perdida no processo de abastecimento. As principais medidas são o acompanhamento de padrão de consumo, utilizando da tecnologia para identificar possíveis irregularidades, e fiscalizações sistemáticas, em parceria com as polícias Civil e Militar, para a realização de operações de combate às fraudes.
Além dessas iniciativas, o programa “Caça-Gotas”, implementado em 2015, utiliza instrumentos de ultrassom, como o geofone, para detectar vazamentos subterrâneos. Essa tecnologia, ao amplificar as ondas sonoras, permite identificar locais onde a água circula fora do encanamento ou em um curso irregular.
De acordo com a companhia, através dessas medidas, em três anos, o indicador de perda de água saiu de 41% para 38%, valor expressivo quem considerado o volume total de água produzido.
Neste ano, a empresa contratou tecnologia israelense que vai permitir identificar vazamentos que ainda não ocorreram, o que deve diminuir ainda mais o volume de perda.
Como a população pode ajudar?
Acima de qualquer medida, o uso responsável da água no dia a dia é fundamental para a preservação desse recurso. Além disso, como consumidor, é importante estar atento a irregularidades e, em caso de constatação de fraudes ou ligações clandestinas, denunciar nos canais de atendimento adequados. As denúncias podem ser feitas através do site https://www.canaldedenuncia.com.br/copasa/#home?lang=pt-BR, pelo aplicativo Copasa Digital ou pelo número 0800-721-5953.
Também é crucial entrar em contato com a Copasa em casos de vazamento, para que o mesmo seja interrompido o mais rápido possível.
com informações BHaz