Tudo pelo sonho: jogador decide amputar dedo para competir na Olimpíada de Paris

Jogador decidiu amputar dedo para competir na Olimpíada de Paris. Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Um jogador australiano de hóquei em campo decidiu amputar parte de um dedo da mão direita para participar dos Jogos Olímpicos, que começam nesta sexta-feira (26), em Paris.

Há cerca de duas semanas, enquanto treinava em Perth, na Austrália, Matt Dawson machucou gravemente um dedo da mão direita. No entanto, neste sábado (27), dezesseis dias depois do incidente, o atleta vai entrar em campo contra a seleção da Argentina. Este jogo será a estreia de australianos e argentinos na edição deste ano dos Jogos Olímpicos.

Matt Dawson admitiu à imprensa australiana que a lesão que sofreu foi tão grave que desmaiou assim que viu o estado em que ficou o seu dedo. Por causa da complexidade do problema, se tivesse escolhido pela reconstrução do dedo atingido, a recuperação iria demorar meses; isso faria com que o atleta de 30 anos perdesse os seus terceiros Jogos Olímpicos da carreira. Com a amputação depois de 10 dias estaria apto a jogar. A decisão de amputar a falange do dedo da mão direita foi tomada no mesmo dia do acidente.

“Estou definitivamente mais perto do fim da minha carreira do que do início e, quem sabe, esta pode ser a minha última [Olimpíada] , e se eu sentisse que ainda podia dar o meu melhor, então era isso que eu ia fazer (…) Se tirar a parte superior do meu dedo fosse o preço que eu tivesse de pagar, era isso que eu faria”, disse Matt Dawson ao podcast Parlez Vous Hockey, citado pela BBC.