As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de agosto
A final do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais ocorrerá em Serro, em duas datas distintas de agosto. No dia 23, os queijos serão julgados, e no dia 30, acontecerá a premiação dos vencedores. Além dos queijos já classificados nas várias etapas do concurso, a Emater-MG está com inscrições abertas para os queijos Minas Artesanal das regiões que não possuem concursos e para uma nova categoria: “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados”.
As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de agosto nos escritórios locais da Emater-MG. O concurso integra a programação da 38ª Festa do Queijo do Serro. Este ano, o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais contará com quatro categorias:
- Queijo Minas Artesanal (QMA) – maturação até 30 dias.
- Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação de 14 a 30 dias.
- Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação acima de 60 dias.
- Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais e defumados (nova categoria).
O júri do concurso será composto por especialistas na produção queijeira e profissionais de gastronomia. Eles avaliarão os queijos com base em critérios como apresentação (formato e acabamento), cor (uniforme ou manchada), apresentação interna (olhaduras e granulação), consistência (dureza e untuosidade), gosto, sabor e aroma.
Na final, serão escolhidos os cinco melhores queijos de cada categoria. Todos os vencedores receberão troféus, enquanto os demais participantes do concurso ganharão um Certificado de Participação. O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.