Coluna Saúde da Criança: Dica de férias: brincadeiras divertidas e saudáveis para estimular habilidades no desenvolvimento infantil

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Existem diversas habilidades que desempenhamos na vida adulta que, na verdade, foram adquiridas durante nosso desenvolvimento infantil.

Tamanha é a importância de estimular crianças e adolescentes da maneira certa e no momento certo, que o Center on the Developing Child, de Harvard, criou um guia para orientar pais, professores e cuidadores.

Quais seriam as brincadeiras, jogos e atividades mais indicadas em cada fase? O que isso ajudará na idade adulta?

O desenvolvimento infantil não visa apenas ensinar as crianças a andarem, falarem ou se comportarem. Os hábitos e estímulos recebidos desde os primeiros meses de vida causarão impacto direto em sua postura e no seu modo de viver na fase adulta.

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Denominadas “habilidades para vida”, o Center on the Developing Child de Harvard, que estuda desenvolvimento infantil, concluiu que esses aspectos influenciam na vida profissional, na busca pelos objetivos, no cumprimento de tarefas e até mesmo no estilo de pai ou mãe que a criança se tornará no futuro.

Assim, focar a atenção, planejar e traçar objetivos, pensar antes de agir, controlar as emoções e ser flexível, são características que precisam ser desenvolvidas desde a primeira infância até o início da idade adulta. No entanto, é fundamental entender que a base para isso se dá logo nos primeiros meses de vida.

Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento

Ainda segundo o estudo, crianças que não recebem um desenvolvimento infantil adequado tendem a se tornar adultos com problemas de autocontrole e de convívio social, têm menos habilidades para trabalhos em equipe e são menos produtivos. Por isso, o estímulo certo, na idade certa é tão importante.

A parte boa é que isso pode ser feito a partir de brincadeiras, jogos e atividades simples, mas que trazem grandes resultados. Veja agora algumas sugestões.

6 a 18 meses

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Objetivo: ajudar na retenção de informações; exercitar a memória; aumentar a atenção; ensinar como filtrar distrações.

Brincadeiras:

  • brincar de “escondeu/achou”;
  • empilhar blocos, derrubar e pedir para que o bebê faça o mesmo;
  • usar um pano para esconder um brinquedo e pedir para que o bebê o encontre;
  • dar nome (em voz alta) aos brinquedos que mais chamam a atenção do bebê.

18 a 36 meses

Objetivo: desenvolver habilidades de linguagem; promover a reflexão de pensamentos e ações; ensinar a seguir regras mais complexas.

Brincadeiras:

  • pedir que a criança separe alguns objetos de acordo com cor, tamanho ou forma;
  • sugerir brincadeiras que imitam atividades rotineiras de adultos, como limpar a casa etc;
  • conversar sobre o que está sentindo no momento.

3 a 5 anos

Objetivo: ensinar aos menores regras e estruturas; aos maiores como ganhar mais independência.

Brincadeiras:

  • brincar de “estátua”;
  • ensinar a se equilibrar sobre uma linha demarcada no chão, trave ou meio-fio;
  • brincar com a imaginação, por exemplo, simular ser médico ou professor;
  • ensinar a cozinhar.

5 a 7 anos

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Objetivo: ensinar sobre planejamento; autocontrole; flexibilidade; concentração; mediação de conflitos.

Brincadeiras:

  • dança da cadeira;
  • jogos de tabuleiro de estratégias;
  • jogos com regras e desafios crescentes;
  • caça-palavras, labirintos ou quebra-cabeça.

7 a 12 anos

Objetivo: aumentar a complexidade das atividades; utilizar estímulos que envolvam regras, atenção seletiva e flexibilidade.

Brincadeiras:

  • pular corda;
  • jogos com baralho;
  • palavras-cruzadas ou sudoku;
  • aprender um instrumento musical.

 

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Adolescentes

Objetivo: ensinar como controlar o comportamento; orientar quanto ao planejamento de ações.

Atividades:

 

  • estimular a traçar metas de curto e longo prazo e identificar o que precisa ser feito para alcançá-las;
  • descobrir, juntos, quais tarefas devem ser priorizadas: como fazer isso e como evitar interrupções para cumpri-las;
  • ensinar como se colocar no lugar do outro e a identificar o que levar as pessoas a terem determinadas atitudes.

 

Aqui o desenvolvimento infantil é estimulado de diversas maneiras. Por isso, criamos projetos que atendem diferentes faixas etárias.

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