Existem diversas habilidades que desempenhamos na vida adulta que, na verdade, foram adquiridas durante nosso desenvolvimento infantil.
Tamanha é a importância de estimular crianças e adolescentes da maneira certa e no momento certo, que o Center on the Developing Child, de Harvard, criou um guia para orientar pais, professores e cuidadores.
Quais seriam as brincadeiras, jogos e atividades mais indicadas em cada fase? O que isso ajudará na idade adulta?
O desenvolvimento infantil não visa apenas ensinar as crianças a andarem, falarem ou se comportarem. Os hábitos e estímulos recebidos desde os primeiros meses de vida causarão impacto direto em sua postura e no seu modo de viver na fase adulta.
Denominadas “habilidades para vida”, o Center on the Developing Child de Harvard, que estuda desenvolvimento infantil, concluiu que esses aspectos influenciam na vida profissional, na busca pelos objetivos, no cumprimento de tarefas e até mesmo no estilo de pai ou mãe que a criança se tornará no futuro.
Assim, focar a atenção, planejar e traçar objetivos, pensar antes de agir, controlar as emoções e ser flexível, são características que precisam ser desenvolvidas desde a primeira infância até o início da idade adulta. No entanto, é fundamental entender que a base para isso se dá logo nos primeiros meses de vida.
Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento
Ainda segundo o estudo, crianças que não recebem um desenvolvimento infantil adequado tendem a se tornar adultos com problemas de autocontrole e de convívio social, têm menos habilidades para trabalhos em equipe e são menos produtivos. Por isso, o estímulo certo, na idade certa é tão importante.
A parte boa é que isso pode ser feito a partir de brincadeiras, jogos e atividades simples, mas que trazem grandes resultados. Veja agora algumas sugestões.
6 a 18 meses
Objetivo: ajudar na retenção de informações; exercitar a memória; aumentar a atenção; ensinar como filtrar distrações.
Brincadeiras:
- brincar de “escondeu/achou”;
- empilhar blocos, derrubar e pedir para que o bebê faça o mesmo;
- usar um pano para esconder um brinquedo e pedir para que o bebê o encontre;
- dar nome (em voz alta) aos brinquedos que mais chamam a atenção do bebê.
18 a 36 meses
Objetivo: desenvolver habilidades de linguagem; promover a reflexão de pensamentos e ações; ensinar a seguir regras mais complexas.
Brincadeiras:
- pedir que a criança separe alguns objetos de acordo com cor, tamanho ou forma;
- sugerir brincadeiras que imitam atividades rotineiras de adultos, como limpar a casa etc;
- conversar sobre o que está sentindo no momento.
3 a 5 anos
Objetivo: ensinar aos menores regras e estruturas; aos maiores como ganhar mais independência.
Brincadeiras:
- brincar de “estátua”;
- ensinar a se equilibrar sobre uma linha demarcada no chão, trave ou meio-fio;
- brincar com a imaginação, por exemplo, simular ser médico ou professor;
- ensinar a cozinhar.
5 a 7 anos
Objetivo: ensinar sobre planejamento; autocontrole; flexibilidade; concentração; mediação de conflitos.
Brincadeiras:
- dança da cadeira;
- jogos de tabuleiro de estratégias;
- jogos com regras e desafios crescentes;
- caça-palavras, labirintos ou quebra-cabeça.
7 a 12 anos
Objetivo: aumentar a complexidade das atividades; utilizar estímulos que envolvam regras, atenção seletiva e flexibilidade.
Brincadeiras:
- pular corda;
- jogos com baralho;
- palavras-cruzadas ou sudoku;
- aprender um instrumento musical.
Adolescentes
Objetivo: ensinar como controlar o comportamento; orientar quanto ao planejamento de ações.
Atividades:
- estimular a traçar metas de curto e longo prazo e identificar o que precisa ser feito para alcançá-las;
- descobrir, juntos, quais tarefas devem ser priorizadas: como fazer isso e como evitar interrupções para cumpri-las;
- ensinar como se colocar no lugar do outro e a identificar o que levar as pessoas a terem determinadas atitudes.
Aqui o desenvolvimento infantil é estimulado de diversas maneiras. Por isso, criamos projetos que atendem diferentes faixas etárias.