A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), anuncia a aprovação de quatro novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
O anúncio inclui três propostas de doutorado, em História, Zootecnia e Sociedade, Ambiente e Território, além do mestrado em Enfermagem, ampliando as oportunidades de formação avançada para estudantes e pesquisadores.
As propostas foram encaminhadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes.
Os cursos passaram pela etapa do processo de aprovação da Capes/MEC, a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Trata-se da fase inicial no estabelecimento dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nela, são avaliados critérios como importância socioeconômica do curso e adequação ao desenvolvimento regional e nacional, além de verificar a competência e qualificação acadêmica, pedagógica e científica.
As propostas dos doutorados em Zootecnia e em Sociedade, Ambiente e Território foram desenvolvidas em associação com outras instituições: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), respectivamente. Essa colaboração interinstitucional é um passo importante para fortalecer as redes de pesquisa e ampliar a qualidade acadêmica dos programas.
O mestrado em Enfermagem, também aprovado pela Capes/MEC, é um importante projeto do Departamento de Enfermagem. O novo curso vai atender à demanda crescente por qualificação na área de saúde pública na abrangência da Unimontes.
[Com informações de Agência Minas]