A parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo de Minas Gerais, conhecida como iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), está lançando a campanha “Um Trem para o Futuro”. Até 27 de setembro, líderes escolares e educadores receberão suporte para implementar os cursos livres do 1MiO, ajudando os estudantes a planejar seus futuros e se prepararem para a transição da escola para o mercado de trabalho. Para mais informações sobre a campanha, clique aqui.
Em 2024, a campanha apresenta dois desafios para reconhecer as comunidades escolares mais dedicadas aos cursos do 1MiO. Na modalidade “Estações das Habilidades”, aberta a todas as escolas de ensino médio, o objetivo é certificar o maior número possível de estudantes em cursos livres por escola. As unidades que mais certificarem alunos serão reconhecidas pela iniciativa.
As escolas de Ensino Médio de Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional) terão um desafio adicional, o “Expresso para o Futuro”. Cada escola deve publicar no Instagram um vídeo de até 1 minuto e 30 segundos, abordando as aspirações e necessidades dos estudantes em relação aos seus projetos de vida no mundo do trabalho, além de como a comunidade escolar pode apoiar essa transição. Os vídeos devem incluir a hashtag #ExpressoParaOFuturo e ser inscritos por meio do formulário disponível no regulamento do desafio até 27 de setembro.
Além do reconhecimento para gestores escolares, educadores e estudantes, o 1MiO está empenhado em criar oportunidades de aprendizado, estágio e emprego formal em parceria com empresas no estado de Minas Gerais. Essa integração com o setor produtivo visa gerar novas oportunidades de emprego para adolescentes e jovens em toda a região.
Sobre o 1MiO
O 1 Milhão de Oportunidades é uma iniciativa que une Nações Unidas, governos, empresas privadas e organizações civis para oferecer a jovens vulneráveis, entre 14 e 29 anos, acesso a educação de qualidade, habilidades digitais, internet, participação cívica, treinamento profissional e oportunidades de emprego através de programas de aprendizado, estágio e emprego. Em Minas Gerais, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).