O governo federal detalhou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, em uma coletiva de imprensa que aconteceu nesta quinta-feira (4).
As provas do concurso, que é considerado inédito, organizado pelo Ministério da Gestão, seriam aplicadas inicialmente no dia 5 de maio, mas foram adiadas para o dia 18 de agosto por causa das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da pasta, a ministra Esther Dweck vai informar mais detalhes sobre o cronograma do concurso, além das condições de aplicação das provas.
O CNU reúne, em apenas um processo seletivo, 6.640 vagas em 21 órgãos públicos; os candidatos poderão concorrer a várias dessas oportunidades ao mesmo tempo.
As vagas são distribuídas em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF); os salários iniciais chegam até R$ 22,9 mil. Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas na prova, batendo recorde em concursos públicos, conforme o governo afirmou.
Os locais de prova de cada candidato haviam sido informados em abril, no entanto, após o adiamento do concurso devido às fortes chuvas, os locais poderão ser alterados. Até o momento, a expectativa era que o certame fosse aplicado em 228 cidades do país. Novos cartões de confirmação serão divulgados no dia 7 de agosto, de acordo com o Ministério da Gestão.