Papa canoniza Carlo Acutis, o millennial que fez milagre no Brasil

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O papa Francisco reconheceu, nesta segunda-feira (1), a canonização do beato Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. Com o reconhecimento, ele se tornou o primeiro millenial a se tornar santo. Acutis tem dois milagres atribuídos a sua figura, sendo um deles no Brasil; a canonização foi aprovada pelo papa em reunião do Colégio de Cardeais no Vaticano.

Jubileu

Segundo informações do Vatican News, Carlo Acutis provavelmente será proclamado santo durante o jubileu em concomitância com outras canonizações. O jubileu é uma celebração religiosa da Igreja Católica em Ano Santo a cada 25 anos. A comemoração vai acontecer em 2025.

Carlo Acutis, considerado o “padroeiro da internet”, nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, e m0rreu de leucemia aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006 em Monza, na Itália.

Quem era Acutis

Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano nascido em Londres, no Reino Unido, em 3 de maio de 1991, beatificado pela Igreja Católica. Ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos e aparições marianas aprovadas ao redor do mundo, além de catalogá-los em um site que ele mesmo criou, meses antes de morrer, vítima de uma leucemia fulminante.

Acutis também ficou conhecido por sua alegria e por suas habilidades fora da curva com computadores e informática no geral, e também por sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central em sua vida.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Os pedidos para a beatificação de Carlo Acutis começaram logo após sua morte, que ocorreu em Monza, no dia 12 de outubro de 2006. Os pedidos acabaram ganhando impulso significativo no ano de 2013, depois que ele recebeu o título de Servo de Deus – o primeiro estágio no caminho para a santidade. O Papa Francisco declarou que ele era Venerável em 5 de julho de 2018.

Em 21 de fevereiro de 2020, o Papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus, entre eles: o jovem italiano Carlo Acutis.

A beatificação do jovem aconteceu no dia 10 de outubro de 2020, em Assis, na Itália.

No dia 23 de maio de 2024, o Papa Francisco reconheceu o segundo milagre necessário para a canonização de Carlo Acutis.

*Com informações de Metrópoles

Foto de arquivo mostra corpo de Carlo Acutis exposto no Vaticano. — Foto: Foto: IPA/Sipa USA